Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Deputado republicano dos EUA volta a se desculpar por fala sobre estupro
Todd Akin, no entanto, resistiu � press�o para desistir de vaga no Senado. Coment�rios colocaram abordo em primeiro plano na campanha eleitoral.
Deputado republicano dos EUA volta a se desculpar por fala sobre estupro
Foto: g1.globo.com

O deputado republicano norte-americano Todd Akin divulgou nesta ter�a-feira (21) um novo an�ncio em que pede desculpas por uma pol�mica declara��o sobre o estupro, mas resistiu � press�o para desistir de disputar uma vaga no Senado pelo Missouri.

No domingo (19), Akin disse numa entrevista para uma emissora de TV que as mulheres possuem mecanismos biol�gicos para n�o engravidarem em caso de "estupro leg�timo", e que por isso seria dispens�vel conceder o direito ao aborto para v�timas de estupros.

Os coment�rios colocaram o pol�mico tema do aborto em primeiro plano na campanha eleitoral norte-americana, e at� mesmo alguns republicanos --inclusive o pr�-candidato presidencial Mitt Romney-- o criticaram, pedindo que ele renuncie � candidatura.

"O estupro � um ato mau", diz Akin no an�ncio divulgado na Internet. "Usei as palavras erradas da forma errada, e por isso pe�o desculpas. O fato � que o estupro pode levar � gravidez. A verdade � que o estupro tem muitas v�timas. O erro que cometi foi nas palavras que eu disse, n�o no cora��o que eu tenho. Pe�o o perd�o de voc�s."

Akin, que lembrou ser pai de duas filhas, manifestou solidariedade �s v�timas desses crimes e prometeu lutar por "justi�a dura" para os estupradores.

A ter�a-feira � o �ltimo dia para a inscri��o de candidatos na disputa do Missouri. Ao menos at� a entrevista de domingo, Akin era visto como favorito para derrotar a democrata Claire McCaskill, candidata � reelei��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir