Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 22-08-2012

“Casos e Causos de Itapemirim”
A tão aguardada obra literária “Casos e Causos de Itapemirim”, de Alfredo Enéas Alves, será lançada no próximo dia 07 de setembro, às 21h, no 10 Colúmbia Clube, em Itapemirim.
“Casos e Causos de Itapemirim”
Foto: Divulgação

Ao adquirir o livro, o leitor terá direito a um ingresso para participar do Baile da Cidade. Toda a arrecadação com a venda do livro será doada para a Casa Lar do município.

A noite de autógrafos será dançante e contará com participação do Grupo Musical "Raimundo Machado", de Vitória-ES e show com a dupla carioca Zé da Velha e Silvério Pontes. Vale ressaltar que o músico Zé da Velha é o maior trombonista do país, tendo acompanhado inúmeros artistas famosos, entre eles, Pixinguinha. Silvério Pontes, outro monstro da música, trompetista, integrou o naipe de metais das bandas de Luiz Melodia, Tim Maia, Ed Motta, Cidade Negra e gravou e tocou com Elza Soares.

Relatando fatos, historiando acontecimentos e narrando a vivência de algumas personagens hilárias na "Vila", o escritor, que também é músico e compositor, tem por objetivo principal deixar, através de seus escritos, um pouco da história de Itapemirim às futuras gerações. Segue abaixo, na íntegra, a entrevista com o autor que se autodenomina, "escrevinhador" de sua criação:

Este é seu primeiro livro? Pensa em continuar a escrever?
Autor: Achava que seria somente este, mas em virtude da profusão que está dando com este projeto, antes mesmo de ser lançado, é possível que busque inspiração para escrever outros – ao menos a 2ª edição deste, tendo em vista algumas crônicas terem ficado de fora em função do pouco tempo que tive, nesta reta final, para concluí-las.

Qual é o principal foco e que conteúdos secundários aborda a literatura?
Mais de 90% das crônicas, ao final, sempre tem algo hilariante ou jocoso, mas a ideia central é deixar relatos para as gerações que não tiveram oportunidade de conhecer os personagens citados e os casos e causos.

Como e por que surgiu o título "Casos e Causos de Itapemirim"?
Na verdade os casos existiram e já até se tornaram ditos populares em nosso lugar, mas ao autor das narrativas coube fazer algumas "adaptações" e daí os causos.

As personagens nele constantes são fictícias?
Não! Todas foram ou são reais.

Esta obra é homenagem a alguém?
A minha família e a todos os meus amigos, indistintamente.

Finalizando nosso bate-papo, qual é sua expectativa para o lançamento da obra?
Zé, nesses últimos dias a expectativa tem aumentado muito. Veja que, a capa do livro, que "vasou" nos sites de relacionamentos, está causando muito bom agouro para mim, tendo em vista que pessoas de outros países, estados e demais cidades - filhos, descendentes ou amigos destes que conheceram o nosso pago, estão pedindo para reservar exemplares.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir