Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Governo adia reuniões com servidores em greve para tentar melhorar proposta
Prazo para incluir reajuste no orçamento 2013 termina no fim do mês
Governo adia reuniões com servidores em greve para tentar melhorar proposta
Foto: camaraempauta.com.br

Grande parte das reuniões marcadas para esta terça-feira (21) entre a equipe do Ministério do Planejamento e as entidades sindicais foi adiada a pedido do governo. Em tese, esta é a última semana que o Planalto tem para negociar o reajuste salarial com os servidores em greve antes de fechar o orçamento para 2013, incluindo a verba necessária para conceder os aumentos. A proposta deve estar pronta até o dia 31 de agosto.

A expectativa era que o impasse começasse a ser solucionado na reunião com representantes das 18 categorias do chamado "carreirão" – servidores que pedem um reajuste unificado de 22% - que estava marcada para a noite desta terça. No entanto, o encontro foi adiado para esta quarta-feira (22).

Oficialmente, o Ministério do Planejamento informou que as reuniões foram remarcadas devido ao atropelamento de agendas. Com prazo de menos de 10 dias para resolver a questão, vários encontros ainda precisam ser marcados com os sindicatos dos servidores parados, e por isso foi necessário remanejar datas.

No entanto, às entidades sindicais o governo alegou que o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, passou grande parte do dia em reuniões internas com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tentarem elaborar uma nova proposta, que contemple mais reivindicações dos servidores.

Sem acordo

A Condsef (Confederação Dos Trabalhadores No Serviço Público Federal) , que representa as entidades sindicais do "carreirão", não aceitou a proposta do governo de 15,8% de aumento no salários. A expectativa é que, na noite desta quarta, o índice de reajuste seja flexibilizado. De acordo com informações da Confederação, o movimento grevista termina somente se houve uma proposta melhor.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir