Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Servidores do Itamaraty entram em greve e paralisam atividades
Os servidores do Itamaraty se uniram nesta quarta-feira a onda de greve do setor p�blico e asseguraram que a paralisa��o tem apoio de embaixadas e consulados em todo o mundo, o que n�o foi confirmado por fontes oficiais.
Servidores do Itamaraty entram em greve e paralisam atividades
Foto: www12.senado.gov.br

O Sindicato Nacional dos Servidores do Minist�rio das Rela��es Exteriores (Sinditamaraty) exige aumentos salariais entre 30% e 45% e uma revis�o do sistema de promo��es.

Segundo o sindicato, a paralisa��o afeta a emiss�o de vistos e passaportes, entre outros servi�os, e durar� por tempo indeterminado, at� o governo discutir as exig�ncias do setor.

A greve � apoiada, de acordo com o sindicato, pelos empregados das embaixadas e consulados da Argentina, Paraguai, Espanha, Portugal, Bulg�ria, B�lgica, It�lia, Israel, �ndia, Reino Unido, Austr�lia, S�ria e L�bano, entre outros pa�ses.

A greve dos servidores do Itamaraty � mais uma no setor p�blico, que j� atingiu diversas categorias, como professores universit�rios e setores da Pol�cia Federal.

Os sindicatos pedem reajustes salariais de at� 45%. O governo alega que n�o tem condi��es de atender as reivindica��es devido aos cortes no or�amento causados pela atual conjuntura de crise internacional.

No entanto, ofereceu a alguns dos setores em greve aumentos escalonados, que em nenhum dos casos atingem o que pedem os sindicatos.

Segundo a Confedera��o Nacional de Trabalhadores do Servi�o P�blico Federal (Condsef), 370 mil dos 800 mil servidores p�blicos aderiram a greve, embora o governo afirme que esse n�mero n�o passa de 80 mil.

O Minist�rio do Planejamento, respons�vel pelas negocia��es, endureceu sua postura e advertiu hoje que 11 mil funcion�rios de diversos minist�rios podem ser punidos e ter descontos em seus sal�rios pelos dias em que n�o comparecerem ao trabalho.

As negocia��es, que tinham sido suspensas, foram retomadas nesta semana, com a previs�o de que sejam conclu�das at� 31 de agosto, quando o governo enviar� ao Congresso seu or�amento para 2013.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir