Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Exposição mostra personagens da cultura brasileira em Campinas
O artista Élon Brasil retrata índios, negros e caboclos em suas obras. A exposição permanece até 21 de setembro na sede do TRT.
Exposição mostra personagens da cultura brasileira em Campinas
Foto: g1.globo.com

Com temáticas que remetem à preservação da cultura brasileira e de suas raízes, o artista plástico Élon Brasil expõe suas obras no Espaço Cultural do Edifício Sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas (SP). A entrada é gratuita.

Artista autodidata, Élon Brasil explora as formas figurativas e abstratas com texturas e cores marcantes. Personagens que retratam a história do Brasil são colocados em primeiro plano na obra do artista de Niterói que possui telas em diversas galerias do mundo.

Mestiço, mistura de africano e índio com europeu, Élon Brasil faz de sua origem, a fonte de inspiração de suas pinturas.Nos quadros, figuras como os índios, os negros e os caboclos tomam forma na inspiração do artista. O próprio artista considera sua obras como um expressionismo realista que explora enquadramentos diferenciados e sobreposição de tecidos.

A partir de uma experiência de convívio com os índios no Xingu, um período morando na África e nas visitas aos terreiros de umbanda e candomblé em Salvador (BA), os traços da sua obra foram se delineando. Élon Brasil possui telas nos acervos do país, como da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em São Paulo, assim como já fez exposições em galerias de outros países como Bélgica, Canadá, Estados Unidos e França.

A exposição no TRT em Campinas, aberta na terça-feira (21), permanece aberta ao público até o dia 21 de setembro. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Já aos sábados, o público pode apreciar as obras de Élon Brasil das 10h às 18h. A exposição fica aberta também aos domingos, das 14h às 18h.

Serviço:
O quê: Exposição de Élon Brasil
Onde: Espaço Cultural do Edifício-Sede do TRT
Endereço: Rua Barão de Jaguara, nº 901, 1º andar, em Campinas (SP)
Temporada: De 21 de agosto a 21 de setembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Aos sábados, das 10h às 18h, e aos domingos, das 14h às 18h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir