Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 22-08-2012

Tempo seco e falta de chuvas aumentam os riscos de incêndios
Só em agosto, foram registrados 62 casos de incêndios em Cascavel (PR). Segundo o Simepar, não há registro de chuva na cidade há 24 dias.
Tempo seco e falta de chuvas aumentam os riscos de incêndios
Foto: g1.globo.com

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Cascavel, no oeste do Paraná, as ocorrências de incêndios em vegetações aumentaram por conta do tempo seco e da falta de chuvas. Conforme a tenente Rafaela Tassi, neste ano de 2012 foram registrados 342 incêndios ambientais. Só neste mês de agosto foram 62. Em julho, foram 32 casos.Segundo a tenente, a principal causa é a imprudência das pessoas que limpam os terrenos e ateiam fogo nas folhas secas. "O povo gosta de tacar fogo quando o tempo está seco porque o fogo pega mais rápido. Isso é um costume aqui do sul", afirma. Ainda de acordo com Tassi, é preciso que as pessoas se conscientizem e, além de não colocarem fogo em folhas secas, também façam denuncias à Polícia Militar (PM) ou para o Meio Ambiente. "É importante que as pessoas saibam que existe multa porque isso é crime ambiental" ressalta.

O Corpo de Bombeiros orienta para que a população faça a sua parte e evite colocar fogo em vegetações em época de tempo seco. "Nós estamos orientando a população que aqueles que são proprietários de lotes que façam a roçada e promovam a destinação do lixo. Isso vai diminuir, consideravelmente, o risco de incêndio ambiental", argumenta.

O que pode influenciar a ocorrência de incêndios é que Cascavel está há 24 dias sem registrar chuvas. De acordo com o Instituto Técnológico Simepar, a última chuva ocorreu no dia 29 de julho e não há previsão para os próximos dias. Segundo o meteorologista Fernando Mendes, há chances de chuva somente para o fim do mês de agosto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir