Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Degelo no Himalaia pode ser maior do que se pensava, diz estudo
Cientistas apontam perda de 21 cent�metros de gelo por ano na regi�o. Dados colhidos por sat�lite da Nasa n�o s�o conclusivos, diz pesquisador.
Degelo no Himalaia pode ser maior do que se pensava, diz estudo
Foto: g1.globo.com

Um estudo publicado na revista "Nature" nesta quarta-feira (22) mostra que o derretimento de gelo no Himalaia pode ser maior do que o estipulado no �ltimo levantamento, divulgado em fevereiro deste ano.

Na pesquisa anterior, foram analisadas informa��es do sat�lite GRACE ("Experimento Clim�tico e Repara��o da Gravidade", na tradu��o do ingl�s). Cientistas estimaram, na �poca, que o Himalaia perdia cerca de cinco gigatoneladas de gelo por ano.

Para o novo estudo, foram usados dados de um sat�lite da ag�ncia espacial americana (Nasa) o ICESat, lan�ado em 2003 para medir mudan�as na cobertura de gelo nas calotas polares.

O novo estudo mostra que o Himalaia perdeu 12 gigatoneladas de gelo por ano entre 2003 e 2008, mais do que o dobro do previsto anteriormente. Como o ICESat � preparado para medi��es nos polos, seus dados tiveram que ser revisados sistematicamente pelos cientistas, segundo a "Nature".

As geleiras do Himalaia incluem partes da China, Paquist�o, �ndia e Nepal, al�m do famoso Monte Everest e o K2, a segunda montanha mais alta da terra.

Diminui��o
O derretimento significou uma diminui��o de 21 cent�metros de gelo no Himalaia por ano, segundo o cientista que lidera a pesquisa, Andreas K��b, da Universidade de Oslo (Noruega). O valor "ainda � menor do que a estimativa global para [o derretimento] de geleiras e calotas polares", segundo a Nature.

K��b afirma que os dados n�o s�o conclusivos, j� que h� perda de gelo maior ou menor dependendo da regi�o do Himalaia. No noroeste da �ndia, por exemplo, as geleiras derreteram 66 cent�metros por ano.

O resultado pode ser usado como base para pesquisas futuras, mas uma an�lise do destino das geleiras exigiria coleta de dados por d�cadas, afirma K��b. Para ele, o objetivo maior do estudo � "mostrar uma nova forma de usar os dados do ICESat".

Em um primeiro estudo usando dados do sat�lite GRACE, em 2010, cientistas avaliaram que as geleiras do Himalaia e do planalto tibetano enfrentavam perda de cerca de 50 gigatoneladas de gelo por ano, devido ao derretimento. Este resultado, no entanto, foi refutado pela pesquisa de fevereiro deste ano, que avaliou os mesmos n�meros e chegou a outra conclus�o.


Imagem gerada por sat�lite mostra a regi�o da geleira de Imja, no Nepal



Regi�o da geleira de Kimjung, no Himalaia




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir