Categoria Economia  Noticia Atualizada em 23-08-2012

ANTT marca primeiro leilão do trem-bala para o dia 29 de maio
Agência divulgou minuta de edital, que está aberta para consulta pública. Trem-bala vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
ANTT marca primeiro leilão do trem-bala para o dia 29 de maio
Foto: midiacon.com.b

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nesta quinta-feira (23) a minuta do edital para o leilão de construção e concessão do primeiro trem-bala brasileiro. O documento prevê que as empresas interessadas em participar da licitação devem entregar suas propostas até o dia 30 de abril de 2013. O leilão, então, ocorrerá no dia 29 de maio.

O trem-bala vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O investimento previsto é de pelo menos R$ 33 bilhões. O modelo prevê dois leilões. O primeiro vai escolher a empresa que fornecerá a tecnologia do veículo e que será o operador da linha. Já o segundo leilão vai definir as empresas que construirão a infraestrutura para a passagem do trem (trilhos, estações, etc).

Vence este primeiro leilão a empresa que apresentar a melhor relação entre valor de outorga (paga ao governo para ter direito à exploração do serviço) e custo de construção do trem-bala (incluindo a tecnologia aplicada e a infraestrutura).

A minuta do edital divulgada pela ANTT vai passar por consulta pública que ocorre entre esta quinta-feira e o dia 24 de setembro. Nesse período, pessoas e empresas interessadas poderão fazer sugestões ao projeto, que serão analisadas depois pela agência. Só depois desse processo é que o edital definitivo será publicado, o que deve acontecer até novembro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir