Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Incêndio avança e Califórnia declara estado de emergência
Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram forçadas a fugir de suas casas. "Ponderosa" tem chamas de chamas de 23 metros e atinge três condados.
Incêndio avança e Califórnia declara estado de emergência
Foto: g1.globo.com

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência em três condados do norte da Califórnia, nesta quarta-feira (22), depois que um incêndio florestal que já destruiu 64 casas avançou, com chamas de 23 metros, sobre uma pequena comunidade na entrada de um parque nacional.

Bombeiros tentavam desviar o chamado "Incêndio Ponderosa", que já queimou mais de 9,7 mil hectares de terra antes de chegar aos arredores de Mineral, uma pequena comunidade com menos de 200 pessoas ao sul do Parque Nacional Vulcânico Lassen.

As autoridades emitiram um alerta para a retirada dos habitantes de Mineral à medida que as chamas rugiam com 23 metros de altura nas laterais da rodovia 36, a rota principal para a cidade, e queimavam por entre um desfiladeiro rochoso, onde os bombeiros tinham dificuldade para tomar uma posição.

"Toda a vegetação está pronta para queimar e, assim, uma vez que os ventos da tarde começam a soprar no canyon, estes combustíveis queimam de forma agressiva e você tem o que chamamos de condições de explosão", afirmou o Chefe de Divisão de Incêndios de Chico, Shane Lauderdale.

Beth Glenn, que disse que sua família é proprietária da maioria das empresas da pequena Mineral, disse que a cidade sobreviveu a um incêndio que atingiu o mesmo canyon na década de 1990, mas está preocupada que o Ponderosa possa ser pior.

"Eu não sei o que vai acontecer", disse Glenn, de 58 anos, cujo hotel e loja no coração de Mineral estavam sendo usados por bombeiros para divulgar informações aos moradores.

O incêndio provocado por um raio estava ameaçando Mineral depois que as equipes de combate a incêndio conseguiram afastar as chamas de duas pequenas comunidades a oeste, Shingletown e Manton.

Ao todo, mais de 3 mil pessoas foram forçadas a fugir de suas casas nos condados rurais de Tehama e Shasta, na Califórnia, cerca de 200 quilômetros ao norte da capital do estado, Sacramento.

O incêndio Ponderosa é um dentre as dezenas de queimadas por vários Estados do Oeste dos EUA que enfrentam a seca, incluindo um incêndio que destruiu dezenas de casas nesta semana no Estado de Washington e outro que ameaçava uma cidade no sul da Califórnia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir