Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Unitau pode embarcar pesquisas em foguete de sondagem do DCT
Experimentos poder�o ser testados em situa��o de microgravidade. Voos ocorrem normalmente uma vez ao ano e levam pesquisas de todo pa�s.
Unitau pode embarcar pesquisas em foguete de sondagem do DCT
Foto: g1.globo.com

A Universidade de Taubat� (Unitau) e o Instituto de Aeron�utica e Espa�o (IAE) iniciaram tratativas para que universidade integre o projeto VSB-30, foguete de sondagem desenvolvido pelo Departamento de Ci�ncia e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em S�o Jos� dos Campos, no interior de S�o Paulo.

Com isso, experimentos de alunos e pesquisadores da institui��o poder�o ser testados pela primeira vez em situa��o de microgravidade.

Os trabalhos que queiram pleitear uma vaga na nave dever�o ser apresentados ao IAE at� novembro - o prazo foi fixado pela Unitau.

Se aprovados pelo instituto, poder�o embarcar no foguete em uma das pr�ximas miss�es do VSB-30. N�o h� data definida para o lan�amento. O pr�ximo voo est� previsto para outubro, mas o prazo seria invi�vel para a Unitau.

A Unitau abriu nesta semana as inscri��es para os projetos. A expectativa � que estudos nas �reas de qu�mica e agronomia sejam testados.

A condi��o de microgravidade, ou aus�ncia de peso, � utilizada comumente para experi�ncias de �reas como sistemas eletr�nicos e materiais org�nicos.

Para Eduardo Hidenori Enari, presidente da Funda��o de Apoio � Pesquisa, Tecnologia e Inova��o da Unitau (Fapeti) esta � uma oportunidade diferente de aprendizado para os pesquisadores e alunos da institui��o.

"Dependemos da aprova��o destes projetos pelo IAE. Sabemos que este seria um salto em aprendizado para nossos professores e alunos, estamos empenhados a partir da abertura desta possibilidade de participar do projeto", afirmou.

Projeto VSB-30

O foguete VSB-30 tem 12 metros de altura e atinge uma velocidade de 7.200 quil�metros por hora. O �ltimo voo, em dezembro de 2010, transportou nove experimentos de universidades e centros de pesquisa de todo o pa�s.

Segundo o gerente de projetos de microgravidade do IAE, Jos� Bezerra Pessoa Filho, o voo da nave atinge 250 quil�metros de altitude e dura cerca de 10 minutos entre o acionamento e o retorno da nave.

A situa��o de microgravidade dura em m�dia 6 minutos. Os experimentos s�o filmados por c�meras e os resultados transmitidos aos pesquisadores, normalmente, por telemetria -sinais transmitidos por ondas magn�ticas.

"Antes de serem testados no foguete, os projetos s�o desenvolvidos por per�odo de pelo menos um ano antes do embarque. O IAE prov� �s institui��es de ensino os recursos t�cnicos e financeiros para o desenvolvimento das pesquisas", explicou o gerente do IAE.

Experi�ncia

Entre os projetos da regi�o que j� participaram de testes em microgravidade, est�o tr�s experimentos de estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino de S�o Jos� dos Campos.

Para a professora que coordenou o trabalho, em 2010, foi uma oportunidade de aprendizado para os alunos e tamb�m para os professores. "Fizemos experi�ncias com mola, corda e im�. Os alunos se interessaram j� pelo fato de ser uma proposta diferente de tudo que eles vivenciaram na escola at� ent�o. Eles se empenharam muito nas pesquisas e desmistificaram esse universo onde est�o inseridos os cientistas", afirmou Maria Aparecida dos Santos Pereira, orientadora e professora na Secretaria de Educa��o de S�o Jos�.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir