Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Greve da Anvisa afeta entrega de remédios e farmácias de manipulação
Falta de matérias-primas está prejudicando as fórmulas manipuladas. Pacientes não estão recebendo medicação usada em tratamento de câncer.
Greve da Anvisa afeta entrega de remédios e farmácias de manipulação
Foto: g1.globo.com

A oferta de medicamentos está prejudicada pela greve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já dura 39 dias. Pacientes que dependem da distribuição de remédios do governo encontram dificuldades para dar continuidade ao tratamento. A paralisação também afeta as farmácias de manipulação, muitas matérias-primas estão em falta no mercado.
Em São Carlos, a farmacêutica Claudia Renata Chiari disse que os distribudores enviam diariamente comunicados sobre a falta dos medicamentos. "Nós temos vários fornecedores de matérias-primas e todos os dias entramos em contato com todos. A gente não quer deixar afetar os nossos pacientes que têm uma rotina de medicação", informou Claudia.
Algumas farmácias possuem estoque para que as fórmulas manipuladas não faltem no mercado, mas os preços dos remédios pode subir. "A gente tenta atender os melhores preços, mas muitas vezes não consegue. Com essa greve realmente vai aumentar muito o preço dos produtos", afirmou a farmacêutica Priscila Toyama.Nem todos os medicamentos podem ser substituídos com eficácia. A autônoma Andréia Prado disse que o filho, que faz tratamento neurológico para déficit de atenção, regrediu na escola após a troca de remédio. "A saúde é importante. No caso dele foi uma medicação para déficit de atenção, mas temos casos muito piores que com certeza devem ter ficado sem a medicação como ele ficou", disse.A dona de casa Mara Tavoni recebe do governo ampolas do medicamento trastuzumabe, usado no tratamento do câncer de mama. Ela disse que deixou de tomar a dose do dia 10 de agosto e que provalvelmente não tomará a do dia 31 por não ter recebido o remédio. Cada dose da medicação custa R$ 10 mil.
"Eles disseram que não tem previsão devido à greve da Anvisa. Eu não tenho condições de comprar, então fico sem, fico esperando até vir", disse Mara.
Outro lado
A Secretaria Estadual da Saúde informou que já foi feita a compra do trastuzumabe mas que a entrega do produto, que é importado, não foi feita por conta da paralisação.
A assessoria de imprensa da Anvisa afirmou que não concorda que a falta dos medicamentos seja por causa da greve. Por determinação da Justiça, 70% dos funcionários das áreas consideradas essenciais estão trabalhando.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir