Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-08-2012

Dezenas de famílias ocupam, em Porto Velho, área da União
Ocupantes afirmam que só vão sair do local de houver doação de terrenos. SPU afirma que famílias já haviam sido retiradas na quarta-feira (22).
Dezenas de famílias ocupam, em Porto Velho, área da União
Foto: g1.globo.com

Dezenas de famílias ocupam, desde a última segunda-feira (20), uma área da União, em Porto Velho, localizada na Avenida Prudente de Moraes, região central de cidade, em frente ao 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) Militar. O superintendente do Patrimônio da União, Antônio Roberto Ferreira, informou que as famílias foram retiradas do local na quarta-feira (22), com o retorno uma nova ação de desocupação deve ser realizada nos próximos dias.As famílias que estão no local organizam uma associação para representar os interesses dos ocupantes cadastrados. A relação das famílias ocupantes deve ser entregue aos órgãos competentes, na expectativa de que sejam contemplados por programas de habitação, ou mesmo com a doação e posse de terrenos. Casas de madeira e barracos de lona improvisados estão sendo construídos no local. "Nossa ocupação é pacífica e estamos respeitando as áreas documentadas. Tivemos uma reunião aqui com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e Polícia Ambiental e fomos orientados a não fazer desmatamento ou queimadas", informou o ajudante geral, representante da ocupação, Khalleb Freitas.
De acordo com o secretário adjunto de Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Flávio Moraes, há três dias está sendo realizado o trabalho de monitoramento da área e, por parte da Polícia Ambiental, a coibição de possíveis crimes ambientais. "Nem toda a região ocupada se trata de uma Área de Proteção Permanente (APP), mas salientamos que nenhuma árvore pode ser derrubada sem autorização", explicou.
Habitação Popular
Procurado pela equipe do G1, o secretário de Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Ian Kleber Farias, informou que há um pedido de doação da área da União para a Prefeitura para um projeto de habitação popular, mas o processo não foi concluído e está parado. Uma reunião extraordinária entre os órgãos deve ser realizada para discutir a situação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir