Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-08-2012

OEA discute hoje impasse entre Equador e Reino Unido sobre caso Assange
OEA discute hoje (24), em Washington, nos Estados Unidos, o impasse envolvendo o Equador e o Reino Unido devido �s concess�es de asilo pol�tico e salvo-conduto ao australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.
OEA discute hoje impasse entre Equador e Reino Unido sobre caso Assange
Foto: RFI

Na semana passada, quando foi apresentado o pedido para a realiza��o da sess�o, as delega��es dos Estados Unidos, do Canad� e de Trinidad e Tobago votaram contra a proposta.

A reuni�o extraordin�ria da OEA foi convocada a pedido da delega��o do Equador. Assange aguarda o salvo-conduto brit�nico para poder deixar o pa�s. Mas o Reino Unido resiste a conceder a autoriza��o. A sess�o da OEA ocorre uma semana depois de a Uni�o de Na��es Sul-Americanas (Unasul) ter apoiado o Equador no impasse com o Reino Unido.

No dia 19, os representantes da Unasul aprovaram um documento pedindo a busca do di�logo e o respeito � Conven��o de Viena, de 1961, que determina que as representa��es estrangeiras em um pa�s s�o inviol�veis. A refer�ncia foi uma indica��o � condena��o de quaisquer tentativas por parte dos brit�nicos de ingressar na Embaixada do Equador no Reino Unido, na qual Assange est� abrigado.

Os chanceleres da Unasul se comprometeram a levar para a reuni�o de hoje, em Washington, o documento aprovado pelo grupo no domigo passado. A delega��o do Equador disse aguardar na OEA uma posi��o semelhante � expressa pela Unasul e a Alian�a Bolivariana para as Am�ricas (Alba).

H� mais de dois meses, Assange est� na embaixada equatoriana em Londres. O Equador concedeu o asilo pol�tico, mas o Reino Unido insiste em extradit�-lo para a Su�cia, onde � acusado de crimes sexuais. Assange s� pode deixar o pa�s se os brit�nicos concederem o salvo-conduto. Nos �ltimos dias, a pol�mica aumentou com a possibilidade de policiais brit�nicos ocuparem a embaixada.

Fonte: jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir