Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-08-2012

Êxodo cresce e refugiados sírios chegam a 200 mil, diz ONU
Número já supera projeção de 185 mil refugiados feita para o fim do ano. Na última semana 30 mil fugiram para Turquia, Líbano, Iraque e Jordânia.
Êxodo cresce e refugiados sírios chegam a 200 mil, diz ONU
Foto: g1.globo.com

Mais de 200 mil sírios fugiram para países vizinhos durante o conflito interno na Síria, número que já supera a projeção de 185 mil feita pela agência de refugiados da ONU para o final deste ano.

O número total reflete um aumento de cerca de 30 mil pessoas que foram, somente na última semana, para a Turquia, Líbano, Iraque e Jordânia, mas também leva em consideração uma mudança na forma da agência de contabilizar os que estão na Jordânia, informou o chefe do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), Adrian Edwards.

"Nós estamos agora em um nível muito mais alto, de 202.512 refugiados, nas regiões que estão em volta", disse Edwards durante uma reunião com a imprensa em Genebra, nesta sexta-feira (24).

"Na Jordânia, um recorde de 2.200 pessoas atravessaram a fronteira durante a noite e foram recebidas no campo de Za atri, no norte", acrescentou.

Mais de 3.500 pessoas fugindo da violência na Síria entraram na Turquia nas últimas 24 horas, afirmou o Diretório de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia nesta sexta. Esse foi um dos maiores fluxos diários de refugiados desde o início do levante no ano passado.

Edwards, referindo-se ao Líbano, onde 51.000 refugiados sírios estão registrados, disse: "A deterioração da situação de segurança no Líbano está obstruindo nosso trabalho para ajudar os refugiados que estão fugindo do conflito na Síria, apesar de as operações continuarem".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir