Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 24-08-2012

SP: lançado "pré-natal do homem" para prevenir transmissão de DSTs
Um programa inédito, que busca reduzir a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus da Aids e da sífilis congênita foi lançado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
SP: lançado
Foto: blogdofavre.ig.com.br

Chamado de "pré-natal do homem", o programa garante espaço para que o pai possa procurar o serviço de saúde e ter acesso mais fácil ao tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Outro objetivo é propiciar maior participação no momento da gestação.

A medida surge como possibilidade para ampliar a discussão sobre prevenção às DSTs/Aids e outras doenças ligadas à saúde do homem. As consultas podem ser realizadas nos serviços públicos que já fazem o atendimento do pré-natal feminino.

"Uma vez confirmada a gravidez, a gestante é acolhida pelo serviço de saúde, seus exames de rotina são solicitados e é marcada a primeira consulta do pré-natal, onde são entregues os resultados dos exames. Simultaneamente, a unidade de saúde convida o parceiro da gestante para um atendimento individual", afirma Ivone de Paula, gerente da área de prevenção do Centro de Referência e Treinamento em DSTs/Aids na capital paulista. Na consulta são ofertados os exames para sífilis e HIV, além de aconselhamento para a prevenção das DSTs.

O projeto foi implantado inicialmente em 45 cidades paulistas e até 2014 deve estar em 190 municípios considerados prioritários.

Estudos brasileiros demonstraram que a taxa de transmissão vertical (mãe para filho) do HIV era de 16% em 1997 e de 7% no ano de 2002. Já com a sífilis, um dos maiores entraves para a eliminação da transmissão congênita é a dificuldade de tratar os parceiros sexuais das mulheres grávidas.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir