Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-08-2012

AIEA pressiona Irã por respostas sobre programa nuclear
A Agência Internacional de Energia Nuclear pressionou nesta sexta o Irã a esclarecer suspeitas sobre suas atividades nucleares, em mais esforços diplomáticos para resolver a disputa antes que Israel ou EUA se decidam por uma ação militar.
AIEA pressiona Irã por respostas sobre programa nuclear
Foto: www.swissinfo.ch

Washington e seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver armas atômicas, algo que Teerã nega, insistindo no caráter pacífico do seu programa atômico.

Alguns políticos israelenses elevaram neste mês o tom da sua retórica contra o Irã, gerando temores de que o Estado judeu poderia atacar instalações nucleares iranianas antes mesmo da eleição presidencial dos EUA, em novembro.

Na quinta-feira, véspera de uma nova reunião entre a AIEA e o Irã, fontes diplomáticas disseram à Reuters que o Irã havia instalado mais centrífugas de enriquecimento de urânio na sua usina subterrânea de Fordow.

Embora as novas máquinas ainda não estejam em operação, sua instalação sinaliza que o Irã continua desafiando a pressão internacional para que suspenda o enriquecimento, processo que pode ter finalidades civis ou militares.

As fontes diplomáticas também disseram que imagens de satélite indicam que o Irã usou um material colorido, provavelmente uma tenda rosa, para cobrir uma instalação militar onde a ONU deseja fazer inspeções. Essa descoberta reforça as suspeitas de que o Irã estaria tentando remover pistas de atividades nucleares ilegais no passado.

O chefe dos inspetores da ONU, Herman Nackaerts, disse que vai aproveitar o encontro na embaixada iraniana em Viena para reiterar o pedido de acesso à instalação militar de Parchin, onde ele acredita que o Irã tenha testado explosivos associados ao desenvolvimento das armas atômicas.

O embaixador do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, disse esperar que na reunião de sexta-feira "ambos os lados estejam tentando superar as diferenças".

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir