Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-08-2012

Primeira lombada eletrônica do Brasil completa 20 anos em Curitiba
Equipamento está instalado em frente a uma escola no bairro Xaxim. Atualmente, há outras 50 lombadas instaladas pela capital paranaense.
Primeira lombada eletrônica do Brasil completa 20 anos em Curitiba
Foto: g1.globo.com

A primeira lombada eletrônica do Brasil foi instalada em Curitiba há 20 anos, em 20 de agosto de 1992. A ideia do equipamento que registra a velocidade do veículo no local surgiu após um acidente de trânsito, provocado por uma lombada física ou "quebra-molas".

O primeiro modelo eletrônico foi instalado na Rua Francisco Derosso, no bairro Xaxim, em frente a Escola Municipal Francisco Derosso, e continua no mesmo lugar até hoje.

Elza da Silva Vieira, inspetora do colégio há 13 anos, contou ao G1 que a lombada que impõe limite de 40 km/h traz segurança para os alunos. "Principalmente nos horários de pico, no início e no fim da manhã, é muito bom. Os veículos diminuem a velocidade para a gente atravessar", comentou.

Para Glauci Patussi Brum, que mora a cerca de 50 metros da lombada há quase 30 anos, a instalação do equipamento "foi uma benção". "Sempre foi muito difícil atravessar a Francisco Derosso e com a lombada foi uma maravilha. Agora, a maioria respeita os 40 km/h". Ainda segundo Glauci, logo que o dispositivo foi instalado era comum ouvir a sirene disparar quando um veículo cruzava acima do limite de velocidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir