Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-08-2012

Protesto para Realizar Operação de Vista
Carlos e os familiares estão acampados em frente ao Fórum de Marataízes e afirmam que só saem do local com uma decisão das autoridades sobre a resolução do seu problema
Protesto para Realizar Operação de Vista
Fotos: Marcello Messias

Na manhã de hoje (28) O senhor Carlos Roberto de Souza de 46 anos resolveu unir sua família para protestar contra o atraso na realização de uma cirurgia que hoje coloca em risco sua própria vida, Carlos afirma que no início do problema ele necessitava apenas de uma reparação de pálpebra, porém após mais de um ano de atraso precisará realizar a cirurgia para retirada do olho.

Carlos e os familiares estão acampados em frente ao Fórum de Marataízes e afirmam que só saem do local com uma decisão das autoridades sobre a resolução do seu problema. "Eu estava em Belo Horizonte para realizar a cirurgia e pouco antes da realização da cirurgia o hospital recebeu uma ligação informando que o procedimento deveria ser cancelado, pois o Estado entrou com um recurso contra a decisão da Juíza. Resolvi chamar a mídia porque não aguento mais esperar, minha vida corre risco. Hoje aguardo a cirurgia para a retirada do meu olho esquerdo, pois não tem mais jeito de recuperar". Reclama Carlos.

O valor da cirurgia fica em torno de R$ 19.000,00 e a família não tem condições de pagar esse valor, a família move uma ação no Juizado Especial da Comarca de Marataízes (processo: 0001636-72.2012.8.08.0069) e segundo Carlos, a juíza do caso entrou com um novo recurso para reverter a situação e tentar marcar uma nova cirurgia.

No último despacho proferido em 23 de agosto de 2012 a Juíza determina:
"A fim de evitar que se bloqueie verbas públicas do Ente requerido de forma invasiva, derradeiramente INTIME-SE, de forma eletrônica, o Estado do Espírito Santo, bem como o Setor de Judicialização, para que em 24 horas, informem se houve o agendamento da cirurgia pleiteada pelo autor.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo e recebemos a seguinte informação:

"O Superintendente Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, José Luiz Daros, informa que a decisão judicial chegou à Superintendência em 27 de março de 2012.

Informa ainda que, em 2005, o paciente foi submetido a uma cirurgia de pálpebra inferior do olho esquerdo. No dia 12 de abril deste ano, foi realizada uma consulta no Hospital das Clínicas (Hucam), em Vitória. Na consulta, foi solicitada uma tomografia de crânio. Este exame foi realizado em 25 de maio.

Como o hospital referência é o Hucam e o mesmo está em greve, a Superintendência abriu o processo de compra do procedimento.

A compra está em fase final, por isso, está agendada para o dia 30 de agosto, às 8 horas, uma consulta com o oncologista do CRE de Cachoeiro para avaliar o quadro clínico do paciente antes da realização da cirurgia.

A Superintendência esclarece que não procede a informação de que o Estado suspendeu a realização da cirurgia em um hospital em Minas Gerais, assim como, esta informação não consta no processo.

Além disso, todas informações referentes ao andamento do processo são devidamente informadas à Comarca de Marataízes.

Att,"


















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir