Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-09-2012

REMÉDIO – ATÉ QUANDO IRÁ FALTAR?
Lembrei-me de um artigo que escrevi ha algum tempo com este título e parece-me que agora estou sofrendo na própria pele essa sensação : QUANTO PIOR MELHOR.
REMÉDIO – ATÉ QUANDO IRÁ FALTAR?

Época imprópria para faltar remédio na farmácia básica e na farmácia excepcional da Prefeitura de Marataízes. Logo agora, a um mês da eleição. Vários rumores surgem na cidade, sempre procurando culpados, de preferência da própria administração para crucificar.

De cara o prefeito sofre todas as críticas. Como pode um prefeito que é médico deixar faltar remédio ? Logo agora? Depois vem a incompetência da secretária , o setor de compras, o setor de licitação, enfim, existe sempre alguém da administração que é responsável pela falha. Mas quero expor aqui alguns fatos que talvez não seja do conhecimento da população.

As oito empresas representantes de produtos farmacêuticos, hospitalares e clínicos que ganharam as licitações em Marataízes não entregaram o que estava garantido. A razão que todas alegam é a mesma: falta insumo para os fabricantes e eles, como representantes, não têm data prevista e certa para entregar o que falta, pois dependem dos fabricantes. Aí vem a proposta das mesmas empresas: entregar um produto similar, com preço abaixo do que foi comprado e, o pior, com quatro meses para vencer.

Em hipótese alguma esta proposta poderia ser aceita, pois está contra todas as regras colocadas de forma clara nas licitações. Uma dessas regras é que o vencimento da medicação deverá ser de no mínimo doze meses. Outras hipóteses hilárias também surgem pelas esquinas: o remédio está sendo guardado para ser dado na semana da eleição. Ou, os remédios estão sendo dados para os vereadores do lado do prefeito. São tantas conversas atravessadas que os oportunistas políticos usam que resolvi fazer esta matéria. O último aviso que o Ministério da Saúde fez foi que irá faltar insulina, pois os fabricantes estão sem os insumos. A ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária já está notificando diversas empresas para que informem seu estoque em até 48 horas, pois o Estado não está conseguindo manter o abastecimento regular.

O propósito deste artigo é esclarecer os verdadeiros motivos da falta de medicação. É notícia corrente na mídia de que haveria desabastecimento de remédio no país por conta da greve de servidores da ANVISA e pela falta de insumos. Basta ler os jornais, assistir aos noticiários, acionar a internet. A Secretaria de Saúde de Marataízes está fazendo o possível para atender aos seus munícipes.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir