Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 06-09-2012

Os cuidados com a redução dos juros

Os cuidados com a redução dos juros
Foto: cdl

A redução dos juros bancários vem animando os empresários brasileiros. Os juros menores estimulam o consumo, facilitam o acesso ao crédito pelas pequenas empresas e incentivam os investimentos. Isto deverá repercutir no aquecimento econômico do país. Porém, é importante ter muito cuidado para evitar que os juros menores em relação ao passado levem a endividamentos desnecessários e se transformem num pesadelo para os empresários.

O momento é de cautela, principalmente, no uso de crédito de investimentos e capital de giro no comércio. Os comerciantes devem utilizar com sensatez as linhas de financiamentos, evitando comprometer os seus negócios com empréstimos maiores que a capacidade de pagá-los. Antes de uma operação de crédito, recomenda-se uma avaliação se a empresa realmente necessita de financiamento. Se confirmar, o passo seguinte é observar o fluxo de caixa para definir o valor do empréstimo, que deve ser proporcional à receita do empreendimento.

Pesquisa é vital para uma boa operação

Depois, é ir para o mercado, pesquisar nos bancos as novas linhas de crédito e verificar as melhores taxas de juros, os prazos de carência e de pagamento e as garantias contratuais. Com esses dados na mão, o lojista tem a opção de procurar o banco onde já tem conta e discutir propostas. Se não houver acordo, o empresário deve mudar de banco, optando pela instituição com a melhor proposta.

Para aqueles que já têm contrato de empréstimo, a queda dos juros justifica uma renegociação da dívida dentro de novos parâmetros para reduzir os custos da operação. Hoje, para uma empresa, a redução de qualquer despesa está sendo mais importante do que o aumento do lucro. Para quem pretende abrir uma loja e aumentar a capacidade de negociação, é imprescindível fazer um plano de negócio. Recorrer a empréstimo ou investir reservas ou capital de giro em novos empreendimentos, só depois de definidos os critérios e o planejamento, analisando a possibilidade de resultados ou não.

Antes de decidir por abrir um negócio dentro de shopping center, por exemplo, também vale a pena considerar que os polos comerciais de rua estão em ascensão, atraindo até marcas famosas. Alguns municípios estão investindo na melhoria e atuando na revitalização desses locais, transformando o comércio de rua em locais mais limpos, com mais estacionamento. Vale verificar onde há investimentos em andamento para implantar um novo negócio.

O momento de planejar

O final do ano está se aproximando, sempre trazendo a promessa de aquecer as vendas no comércio. Para alcançar resultados nesse período, o momento é de planejar a renovação dos estoques. O planejamento é um aliado importante para se ter sucesso no negócio. Planejar com antecedência a renovação dos produtos é evitar riscos com improvisações.

O planejamento ajuda a visualizar itens como custos, fornecedores, tipos e volumes de mercadorias, metas, receita prevista, total de recursos necessários ou acesso ao crédito, dando mais segurança à gestão e à tomada de decisões. Com planejamento, o lojista deixa de ser presa fácil de alguns fornecedores dispostos a vender mais do que uma loja precisa e o momento recomenda, ou atender a quotas, resultando depois em encalhe de mercadorias e prejuízos.

Além de dizer não com mais fundamento, o comerciante seleciona os seus fornecedores, escolhe os produtos e a quantidade necessária para a sua loja, prepara as ações de venda, indo das promoções e vantagens até a decoração do ambiente e a preparação da equipe. O planejamento reduz os riscos de maus negócios e aumenta a chance de sucesso nas vendas e a sobrevivência do negócio.
Tenha uma boa gestão!


    Fonte: CDL ITAPEMIRIM E MARATAÍZES
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir