Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 13-09-2012

Qualificação das equipes faz a diferença.
Mas atitudes dos empresários também contam muito.
 Qualificação das equipes faz a diferença.
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Com a aproximação do final do ano e o aumento do movimento no comércio por causa do Natal, vale a pena lembrar a importância da capacitação e de treinamento de vendedores e até dos lojistas para desempenharem bem as suas funções e gerarem resultados nas lojas. Hoje, tanto os donos das lojas como as equipes de vendas devem estar em sintonia com o nível dos consumidores, cada vez mais exigentes, bem informados e com infinitas escolhas.

O primeiro passo tem que começar pelo comerciante, que precisa rever seu comportamento, aprimorar os seus conhecimentos e também estimular os seus funcionários a fazerem o mesmo. O comerciante é um líder e, portanto, servirá de espelho para os demais. Ser vendedor não é mais tarefa simples para qualquer um ou um bico até se encontrar uma atividade melhor. Também não basta ter apenas experiência. Ele precisa ter talento, estudar, se especializar como em qualquer outra profissão, buscando a atualização contínua dos conhecimentos e informações.

Há um certo temor da concorrência das lojas digitais, mas o atendimento olho no olho feito por uma pessoa competente tem um diferencial importante se comparado à fria relação eletrônica e digital. Mesmo com todos os avanços tecnológicos e informações sobre produtos na internet, as pessoas gostam de serem atendidas por pessoas que ouvem, falam, respeitam, respondam as suas dúvidas e orientem na escolha do produto mais adequado às suas necessidades. E isso vale tanto para o lojista quanto para o vendedor ou atendente.

Os especialistas dizem que, nas lojas da internet, o número de consumidores que desistem da compra no meio do caminho é muito maior que aqueles que vão até o final do processo. Até por telefone, o atendimento eletrônico ou digital é motivo de insatisfação dos clientes. Esses fatores mostram a importância do elemento humano nas vendas e no atendimento direto.

Treinamento e capacitação são investimentos

Porém, o comércio tradicional precisa saber explorar esse diferencial, tendo profissionais qualificados, motivados, bem informados para desempenhar a função de vendedor e se relacionar diretamente com os clientes, proporcionando o atendimento personalizado e transformando o ato de compra e venda em momento de prazer para os dois lados do balcão – vendedor e consumidor.

Hoje, existem diversas opções de cursos, palestras e treinamentos para vendedores, gestores e empresários. É claro que os profissionais devem ter interesse em investir em sua formação por iniciativa própria, mas cabe também ao empresário uma parcela de responsabilidade. O mínimo que se espera é que os vendedores de uma loja conheçam os produtos e serviços que oferecem. Para isso, são importantes treinamentos específicos para a equipe conhecer detalhes das marcas e empresas que representa. Mas só os treinamentos não bastam quando se quer ver um negócio crescer. Geralmente os comerciantes que buscam informações e incentivam suas equipes a se qualificarem têm melhores resultados.

Profissionais se sentem valorizados

As CDLs têm programações que contribuem para o desenvolvimento, a profissionalização e o fortalecimento das atividades comerciais, envolvendo desde o processo de vendas até a gestão das lojas. Para os empresários é uma oportunidade de elevar a qualidade das equipes e gerar resultados.

Como não é possível fazer todos os cursos ao mesmo tempo, recomenda-se ao lojista avaliar as necessidades da sua empresa e estabelecer as prioridades gradativas até alcançar o máximo de treinamentos possíveis. Ao oferecer oportunidades de qualificação, o empresário estará criando um ambiente favorável à aprendizagem e à retenção de pessoas. Os funcionários se sentem valorizados e veem na empresa um espaço para o crescimento pessoal e profissional. Portanto, os treinamentos e cursos servem para melhorar a produtividade das pessoas, preparando-as para suas atividades e abrindo espaço para a inovação, a criatividade e os resultados.


    Fonte: SPC BRASIL
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir