Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-09-2012

A CATARSE NA TERAPIA
�A vida me motiva a escrever. Preciso colocar no papel todos os meus conflitos�, Let�cia Spiller - Atriz, explicando o seu h�bito de escrever poemas.
A CATARSE NA TERAPIA

A efic�cia da leitura e da escrita na terapia psicanal�tica tem me surpreendido. A produ��o de textos na cl�nica terap�utica promove a catarse como descarga de emo��es, sendo elas, positivas ou negativas. N�o importa.

Usar o conte�do cat�rtico � o principal objetivo desse m�todo. Primeiro com a transcri��o de situa��es que causam desconforto, liberando-as por meio da escrita. Num segundo momento, de leitura e reflex�o, concentramos para a pr�xima etapa que, por fim, � o fundamento, a de registro de momentos prazerosos.

O di�logo tamb�m tem essa fun��o. A princ�pio, em casos extremos, de depress�o grave, por exemplo, o acompanhamento do terapeuta deve ser com base nos atos falhos contidos na fala, que, mesmo indicando uma descarga de emo��es, deve ser observada com aten��o pelo analista, onde ele aprofundar� os estudos de acordo com cada paciente.

Escrevo hoje este artigo tamb�m para liberar minhas emo��es quanto � efic�cia deste m�todo em meus pacientes da Cl�nica Social. Os resultados s�o de grande relev�ncia. Claro que, em alguns casos, v�rios s�o encaminhados para acompanhamento de outros profissionais, como psiquiatras, neurologistas, assistentes sociais, psic�logos e grupos de autoajuda. Isso, com o intuito da cura do analisando, e para a continuidade da an�lise, tamb�m com outras t�cnicas.

Al�m da depend�ncia qu�mica, transtorno bipolar e d�ficit de aten��o com hiperatividade, a depress�o � um quadro cl�nico mais frequente encontrado no projeto social. Uma vez instalada, a depress�o reduz comportamentos positivos, que refor�am a autoestima, e a catarse pode devolver ao deprimido essas condi��es com o enfrentamento, mesmo que interno, dos problemas sociais, psicol�gicos e at� f�sicos.

Com base na experi�ncia da cl�nica psicanal�tica, o desenvolvimento de uma biblioterapia (terapia com livros ou material de leitura), com acr�scimo da produ��o textual, seja ela liter�ria ou n�o, � poss�vel verificar a melhora daqueles que buscam ajuda. Principalmente com a jun��o da leitura. Ela � uma atividade que, al�m do desenvolvimento cultural e de forma��o do cidad�o, pode desempenhar importante papel terap�utico.

Tanto em C.G.Jung como em R.W.Bion o homem aparece como um "ser de passagens", capaz de "fazer travessias", de "morrer e renascer". O homem � capaz de viver "mudan�as catastr�ficas". Por isso, o tratamento envolve o aumento gradual de implica��es emocionais, atrav�s da fala, leitura e da escrita, onde o indiv�duo possa se perceber como competente em conduzir sua vida normalmente. Apesar dos problemas, que todos n�s temos, essa autopercep��o induz o paciente a olhar-se por fora e canalizar aquilo que h� de melhor e ancorar-se, rotineiramente, em um ambiente que est� sob sua vigil�ncia.

O prop�sito da catarse � o afastamento da fuga, da esquiva, que acontece em casos frequentes com dependentes qu�micos, que usam subst�ncias psicoativas para escapar do mundo. J� o depressivo tenta o suic�dio para atingir o mesmo fim. O paciente que sofre com essas ou outras patologias, ao utilizar a pr�tica da leitura e da escrita como terapia, vai aprender a lidar com os momentos dif�ceis sem que para isso perca "o fio da meada".

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir