Categoria Televis�o  Noticia Atualizada em 30-09-2012

Morte de Hebe Camargo
Apresentadora morreu aos 83 anos. Enterro aconteceu neste domingo em S�o Paulo (30).
Morte de Hebe Camargo
Foto: arquivo


Tadeu Meniconi

O corpo da apresentadora Hebe Camargo foi enterrado por volta das 10h30 deste domingo (30) no cemit�rio Gethsemani, no bairro do Morumbi, em S�o Paulo, sob aplausos, gritos de "Hebe, eu te amo" e p�talas de rosas jogadas por f�s. De acordo com a administra��o do cemit�rio, cerca de 1,5 mil pessoas participaram do enterro.

O sepultamento da apresentadora, �cone da TV brasileira, foi acompanhado por uma multid�o composta, al�m dos f�s, por familiares, amigos, artistas e pol�ticos nesta manh�. A chegada do caix�o ao cemit�rio tamb�m foi aplaudida. Durante o enterro, os f�s cantaram, ainda, a m�sica "Como � grande o meu amor por voc�", de Roberto Carlos - ela era f� do cantor.

O caix�o com o corpo de Hebe deixou �s 10h horas o Pal�rio dos Bandeirantes - onde ocorreu o vel�rio e a missa celebrada pelo padre Marcelo Rossi - por volta das 10h, em um carro do Corpo de Bombeiros, e seguiu em cortejo em dire��o ao cemit�rio. L�, foi transferido em um carro el�trico e levado at� o local do sepultamento, o jazigo da fam�lia.

No percurso at� o cemit�rio, o caix�o foi coberto com uma bandeira brasileira e rodeado de coroas de flores enviadas pelos familiares, amigos, artistas e pol�ticos, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz In�cio Lula da Silva, os apresentadores Luciano Huck e Ang�lica, Pel�, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o empres�rio Ant�nio Erm�rio de Moraes - entre dezenas de outros.

Hebe morreu de madrugada de s�bado (29) em casa ap�s sofrer uma parada card�aca, ao se deitar para dormir, segundo a assessoria de imprensa do SBT. Ela lutava contra um c�ncer desde 2010.

Missa com m�sicas de Roberto Carlos

Celebrada pelo padre Marcelo Rossi, a missa pela morte da apresentadora teve fim por volta das 9h. A cerim�nia durou aproximadamente meia hora.

Durante a celebra��o, o padre cantou "Como � grande o meu amor por voc�", de Roberto Carlos, acompanhado pelo p�blico, tamb�m composto por amigos, familiares e f�s. A missa foi encerrada com "Jesus Cristo", tamb�m de Roberto Carlos. Ao final, um f� fez um discurso em homenagem � apresentadora.

Missa da saudade
Antes de dar in�cio � celebra��o, o padre Marcelo disse que ela n�o queria uma missa triste, mas uma missa com "muita saudade", e � dessa forma que a cerim�nia seria conduzida.

De acordo com o religioso, foi a pr�pria fam�lia que pediu que ele celebrasse a missa da forma que Hebe desejava. "N�o vai ser missa ecum�nica, Hebe queria missa com Nossa Senhora", afirmou.

"Todos sabem do amor que eu tenho pela Hebe, ela foi uma m�e para mim (...). A Hebe � um exemplo de vida, al�m de um �cone da comunica��o como apresentadora", disse, antes do in�cio da cerim�nia.

O padre afirmou que esteve com a apresentadora na �ltima segunda-feira (24) para uma missa de inaugura��o de uma capela de Hebe. O religioso afirmou que, naquele dia, percebeu que ela estava sentindo dor, mas que mesmo assim nunca falava em partir e lutou como uma guerreira para sobreviver. "Sua voz era uma voz que pregava a �tica, a coragem e o amor pelo Brasil", afirmou.

Dia do selinho
Ap�s ser aberto ao p�blico, depois de momentos reservados exclusivamente a familiares e amigos, na noite de s�bado (29), o vel�rio de Hebe Camargo recebeu f�s que desejavam se despedir da apresentadora. O consultor de vendas Fagner Fernando Ribeiro, 28, viajou de S�o Jos� dos Campos para S�o Paulo especialmente para prestar homenagem ao �cone da televis�o brasileira.

"Para quem sempre viu uma pessoa sorrindo, tranquila e alegre, � dif�cil v�-la assim. Ficam na lembran�a o sorriso, os selinhos", afirmou ao G1, logo ap�s passar pelo sal�o nobre do Pal�cio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de S�o Paulo, onde est� sendo velado o corpo de Hebe. Natural de Taubat�, mesma cidade onde nasceu a apresentadora, Ribeiro fez quest�o de dizer que apoia uma campanha nas redes sociais para tornar 29 de setembro o "dia do selinho", em tributo a uma das marcas registradas de Hebe Camargo.

Ribeiro passou pela sede do governo acompanhado do amigo Arthur Lamy, 33. O advogado, que tinha passagem de volta para o Rio, onde mora, marcada para a noite deste s�bado, conta que adiou a viagem: "Deixei de ir embora pra me despedir da Hebe. Eu senti como se tivesse perdido um parente".

No in�cio da madrugada deste domingo (30), praticamente n�o havia filas diante do Pal�cio dos Bandeirantes. O principal inconveniente enfrentado pelos admiradores de Hebe era o frio � de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emerg�ncias (CGE) de S�o Paulo, por volta da 1h da manh� fazia 13,8� no bairro do Butant�, pr�ximo ao Morumbi, onde fica o Pal�cio dos Bandeirantes.

Outra reclama��o era a impossibilidade de se fazer fotos. "N�o deixaram, ficamos tristes, porque a gente queria registrar o momento", lamentou a comerciante Cacilda Souza de Mesquita, 31, de S�o Paulo. A assessoria de imprensa do pal�cio atribuiu a proibi��o a um pedido feito pela fam�lia de Hebe ao cerimonial, ap�s os primeiros visitantes fazerem registros com celular.

Diante da interdi��o, restou aos admiradores fotografar as diversas coroas de flores postadas perto da entrada do sal�o nobre. E encampar a campanha do "dia do selinho".

Cacilda se disse a favor, assim como o filho dela, Pedro, 11, que contou estar disposto a usar o seu perfil em uma rede social para participar da "manifesta��o". "Eu sou a favor, porque isso era uma das coisas que ela mais gostava de fazer", comentou a comerciante, referindo-se a um dos gestos que celebrizara a apresentadora e que foi repetido por Silvio Santos logo no come�o do vel�rio.

O corpo da apresentadora � um dos �cones da televis�o brasileira (veja mais abaixo nesta reportagem v�deos e a biografia de Hebe) � chegou ao local do vel�rio por volta das 19h de s�bado.

Famosos
Roberto Carlos, a quem Hebe costumava sempre se referir com carinho, foi um dos primeiros a chegar ao vel�rio e demonstrou estar bastante emocionado. "A Hebe � a pessoa mais maravilhosa. � um s�mbolo. Ela vai ficar no meu cora��o e no cora��o de todos os brasileiros", comentou o cantor, que hesitou durante a declara��o. Filho de Roberto Carlos, Dudu Braga chegou ao pal�cio pouco antes do pai. Perguntado sobre o estado do cantor ap�s saber da morte de Hebe, Dudu antecipou: "Muito mal. Ele est� muito mal".

Silvio Santos, Serginho Groisman, Boris Casoy, Osmar Santos, a ex-jogadora de basquete Hort�ncia, o piloto Emerson Fittipaldi, as apresentadoras Anna Hickman, Eliana e Palmirinha, as cantoras Claudia Leitte e Wanderl�a, os cantores F�bio Jr e Marrone, o ator Rodrigo Faro e o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli estiveram entre os que passaram pelo Pal�cio dos Bandeirantes.

Ao deixar o vel�rio, Silvio, que deu um "selinho " na amiga, disse que "Hebe vai frazer muita falta, principalmente no Teleton". Ele, em seguida, convocou "os brasileiros" a contribu�rem. "Para as pessoas que est�o chorando neste momento: prestem uma homenagem para Hebe doando [dinheiro] ao Teleton".

J� o humorista Tom Cavalcante foi questionado sobre quais as lembran�as guardaria de Hebe: "A grande lembran�a � da mulher corajosa e independente. A frase dela que fica �: Vamos comemorar a vida, Tom."

Tamb�m foram se despedir da apresentadora o governador de S�o Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e os candidatos � prefeitura Gabriel Chalita e Jos� Serra, al�m da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do senador Eduardo Suplicy.

O cantor F�bio J�nior foi ao vel�rio logo ap�s uma apresenta��o. "Fiz um show para ela. Se ela estivesse no meu camarim, diria: faz um show lindo de viver. Al�m disso, era uma conselheira. Quando estava numa situa��o ruim, ela diria: Fabinho, presta aten�a!".

O cantor Marrone disse que sonhou com com a apresentadora. "Eu sonhei que tinha me casado com a Hebe. Ela se despediu de mim casando-se comigo esta noite", afirmou, emocionado.

Os apresentadores Ronnie Von, Carlos Alberto de N�brega, Ot�vio Mesquita, Celso Portiolli e Silvia Popovic prestaram tributos � colega. Silvia afirmou: "Ela ensinou nossa gera��o a fazer uma TV mais humana".

Luta contra o c�ncer
Hebe ficou internada pela �ltima vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em S�o Paulo. Nos �ltimos dois anos passou por v�rias cirurgias e tratamentos contra o c�ncer. A morte da diva causa repercuss�o entre artistas e pol�ticos brasileiros. A presidente Dilma Rousseff divulgou nota oficial em que se refere a Hebe como "minha querida amiga" e diz que ela foi "uma das mais importantes personalidades da televis�o brasileira."

A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem: "Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade", escreveu. "Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de S�o Paulo, Paulo Maluf.

J� o apresentador J� Soares comentou a impress�o que Hebe causava nas pessoas: "Uma vez, eu fui int�rprete de uma entrevista dela com v�rias pessoas. E todas se referiam a ela como uma grande senhora, uma grande estrela. Ela realmente tinha uma certeza do que fazia que era sensacional. Ela estava acima do bem e do mal".

Gracinha
Em mais de 60 anos de hist�ria na televis�o brasileira, a apresentadora tinha um estilo pr�prio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a express�o "gracinha", usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sof�.

"Estamos perdendo uma mulher que � um marco da televis�o brasileira (...). Nos acostumamos a t�-la como uma de n�s", disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".

A atriz Lolita Rodrigues, uma das melhores amigas de Hebe, se emocionou ao falar da morte da apresentadora e comentar o estado de sa�de dela. "Eu estive com ela h� um m�s. Ela ainda estava no hospital. Ela estava muito triste, e eu fiquei muito admirada porque a Hebe era a alegria em pessoa. Ali, eu tive certeza de que nada mais era... Era esperado, mas d�i muito. Perder um amigo sempre d�i muito." Mais tarde, durante o vel�rio, Lolita tamb�m falou sobre Marcello, filho de Hebe. "O Marcello � meu filho. Ele perdeu a m�e dele, mas ele tem muitas m�es, uma delas sou eu. Foram 68 anos de amizade. Ela era uma amiga que n�o faltava na hora da necessidade."

Corpo de Hebe Camargo � enterrado em S�o Paulo
Enterro ocorreu �s 10h30 no cemit�rio Gethsemani, no bairro do Morumbi.
Sepultamento foi acompanhado por multid�o de f�s, artistas e familiares.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir