Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-10-2012

EU PROFESSONH­O
“Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo”, Provérbio Chinês.
EU PROFESSONH­O

Todas as demais profissões dependem dela. Dessa vocação de ensinar. E se professor fosse verbo? Então, eu, como os demais colegas, "professonho". Termino em sonho de um futuro melhor para os alunos que um dia serão médicos, astronautas, advogados, jornalistas... E, também professores. Quando criança sonhava em um mundo melhor. Hoje, não é fácil fazer da minha simples vida algo proveitoso, mas tento. Apesar das tentações.

Continuando a conjugação dentro deste enredo onírico: tu "professonhas" e nós "professomos". Professar, declarar; reconhecer, confessar. Estes são os significados de passar adiante o que se sabe.

Abordo as três definições de ensinar como transmitir, dirigir e transferir.
"Ensinar é transmitir conhecimentos. Nesse caso, quem aprende exerce um papel passivo no processo, sendo um simples banco de dados ou receptáculo do conhecimento alheio. É como se a mente humana fosse uma folha em branco, na qual os professores pudessem gravar o que desejassem".

Ensinar é dirigir, tecnicamente a aprendizagem. Mediante a esta posição, a maioria dos educadores concorda que o processo de ensinar tem como consequencia obrigatória o processo de aprender. Se o professor ensinou e o aluno não aprendeu, não houve verdadeiro ensino.

Ensinar não é só comunicar. Muitos professores acham que é dever comunicar o máximo do que sabem aos alunos, na forma melhor estruturada possível. Daí, por exemplo, o abuso do álbum seriado empregado como roteiro estruturado da matéria.

Ensinar, entretanto, não é somente transmitir, não é somente transferir conhecimentos de uma cabeça á outra, não é somente comunicar. Ensinar é fazer pensar, é estimular para a identificação e resolução de problemas; é ajudar a criar novos hábitos de pensamento e de ação.

Termino o texto com a frase de Affonso Romano de Sant’anna "o professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender". Portanto, ambos aprendem e ensinam juntos e sonham com dias melhores para ambos.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir