Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-11-2012

Seis por meia dúzia ou farinha do mesmo saco, tanto faz
“Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição”, Maquiavel.
 Seis por meia dúzia ou farinha do mesmo saco, tanto faz

Barack Obama venceu as eleições presidenciais nos EUA. Até aí todo o mundo já sabe. O interessante é que, apesar da mídia e dos markequeiros focarem a diferença entre o presidente e seu adversário derrotado e empresário Mitt Romney, há similaridades entre o democrata e o republicano. Apesar de Obama nascer pobre e subir na vida e Romney em berço de ouro, ser pobre não é virtude e ser rico não é pecado.

O que podemos observar nestas eleições dos Estados Unidos é que o palanque se tornou um verdadeiro celeiro de vaidades e sede de poder. Para o jornalista Carlos Borges, as causas populares são meros "joguetes" numa plataforma dominada pelo marketing e pela publicidade, cuidadosamente arranjados para manipular a opinião pública.

O idealismo desapareceu e o comprometimento com as causas da população, todos os segmentos dessa fantástica salada étnica e cultural que são os Estados Unidos? Certamente está bem longe da esfera de "prioridades", seja de Obama ou Romney.

O derrotado já enviou seu cordial recado a Obama: "não temos que desprezar o rival. O presidente fez uma campanha potente. Acho que é um homem bom e lhe desejo o melhor", declarou.

Já Obama, reeleito, disse que quer conversar com o derrotado Romney. "Podemos trabalhar juntos para levar o país adiante". Para onde? Dominar o mundo? É muita conversa para uma economia imperialista decadente.

Romney disse em discurso ontem que "Deus criou os Estados Unidos para dominarem o mundo". Obama sequer acabou com as "guerras santas" de George W. Bush. Então quem é melhor? Não sei. Penso que são farinha do mesmo saco. Só depois de separados são embalados em sacos diferentes.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir