Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 09-11-2012

Pesquisa sobre consumidor com e sem dívidas

 Pesquisa sobre consumidor com e sem dívidas
Foto: CDL MARATAÍZES

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgaram uma pesquisa que ajuda a identificar o perfil dos consumidores que têm e que não têm dívidas no Brasil. Por meio desse retrato, é possível entender melhor as causas da inadimplência que tanto tem preocupado as famílias e o comércio no país.
O estudo, praticamente, reafirma que a falta de planejamento financeiro é uma dessas causas que resultam em endividamento do consumidor. Se ele não mantém o hábito de planejar suas finanças e, ao mesmo tempo, tem despesas fixas altas, como aluguel, pensão alimentícia e financiamento de carro, certamente é um forte candidato à inadimplência.
O aluguel inclusive é um dos vilões do problema. Segundo a pesquisa, quem mora de aluguel se destaca entre os devedores - 33% dos inadimplentes têm despesas com aluguel, cujo valor mensal compromete uma parcela significativa da renda e reduz a capacidade de pagamento de outras despesas.
Ainda reafirmando a importância do planejamento financeiro, a pesquisa mostra que as pessoas que adotam essa prática são as que mais mantêm suas contas em dia. Geralmente, dentro desse perfil, estão os mais velhos e os que têm estabilidade no emprego. Os mais novos, ao contrário, são mais desorganizados em suas contas.
Números e perfil
Realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG (UFMG) para atender à demanda do SPC e da CNDL, a pesquisa ouviu 1277 pessoas de todas as capitais brasileiras. Cerca de 90% dos consumidores que estão em dia com suas contas afirmaram que fazem o planejamento financeiro para ver se o valor da compra é compatível com os seus orçamentos.
O estudo revela que 55% dos adimplentes estão empregados há mais de cinco anos e 45% deles têm mais de 49 anos. Esse número despenca quando analisados os inadimplentes. Apenas 28% deles estão empregados há mais de cinco anos. O estudo mostra ainda que 70% dos endividados estão na faixa entre 25 e 49 anos, enquanto somente 12% deles têm entre 50 e 64 anos.
Outra informação da pesquisa é que as dívidas em atraso são, em sua maioria, de mulheres (52%) com idade entre 35 e 49 anos. Além disso, 47% de quem disse ter contas em atraso estão na classe C, ou seja, têm salário entre R$ 906 e R$ 2,2 mil.
Educação financeira
Os resultados da pesquisa apontam a urgência de ações que promovam a educação financeira da população, ensinando-a a lidar com as facilidades de acesso ao crédito, a pesquisar preços, a ter consciência dos impactos das taxas de juros e a planejar suas despesas de forma sustentável e sem comprometer os orçamentos domésticos.
A pesquisa mostra a inexperiência, principalmente dos mais jovens que estão chegando agora ao mercado de trabalho e dos integrantes da classe C, em lidar com as dinâmicas do mercado. A solução para o crescimento da inadimplência está na educação, na informação e na conscientização.


    Fonte:
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir