Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 14-11-2012

Xistema de cotas
O “X” do sistema de cotas no Vestibular é a discussão se é justo ou merecido e se trata-se ou não de um privilégio, portanto, está longe de ser uma unanimidade.
Xistema de cotas

Eu, sempre eu, "moléstias partis", tenho a solução perfeita para finalmente fazer Justiça a todos que sonham com uma vaga no Ensino Superior.

A solução é simples, mas genial, simplesmente genial. Ela contempla os afro-descendentes e os crioulos, estudantes de escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência mental e social, indígenas e selvagens, gltbs e torcedores do Fluminense, petistas e afins, enfim, aqueles que, também, logo, logo, pedirão a sua parte. Na verdade, contempla a todos e acaba com a angústia do vestibular.

Parece pouco? Tô sempre no intuito de ajudar a humanidade. É minha missão, um dom, um carma que humildemente acato como uma benesse divina. "-Tá, mas que mer*% de ideia maravilhosa é essa? Fala logo, pô!" Carma, já disse. Zen nervosismo. Ei-la a seguir.

As faculdades e universidades adotariam o sistema de cotas para losers! Um sistema democrático e abrangente.

Atualmente, os negros correspondem a apenas 3% do contingente de universitários, apesar de representarem 45% dos brasileiros. Mas e os losers? Eles são 0% dos aprovados no vestibular, apesar de representarem 99,9% dos brasileiros. É muito preconceito.

O loser, ou seja, o derrotado não tem raça, credo, cor ou religião. O loser é loser em todas as situações. Não há dúvida: se existe uma categoria que precisa de toda ajuda possível é o perdedor.

O vestibular seria realizado exatamente nos mesmos moldes atuais.

Provas de seleção testariam os conhecimentos do aluno sobre química, física, matemática, biologia, história, geografia, redação etc.

Porém, haverá a importante e genial e sutil diferença na lista de aprovados. Quem não conseguir atingir a média estará automaticamente aprovado! Sim, ao invés de passar os 100 primeiros colocados (que seriam os vencedores) todos os demais ganham o direito de estar no Ensino Superior!

Não é genial? O sistema de cotas para losers aumenta consideravelmente o número de pessoas na Universidade. As faculdades estariam sempre lotadas e para absorver toda essa demanda seria preciso contratar mais professores. Em pouco tempo seríamos um país mais esclarecido. Olhem só que maravilha! E aos olhos do resto do mundo pareceria que o Brasil é o 1º no 1º mundo, eita nós sô! "Esse é um país que vai pra frente ô ô ... sai síndrome do caranguejo!

E quanto aos vencedores, ou seja, as pessoas inteligentes o suficiente para passar no vestibular? Bem, se elas são tão espertas assim certamente não vai ser um mísero diploma que vai fazer a diferença em suas vidas, estão aí o Lulla e o Tiririca que provam essa tese.

Aliás, o sistema de cotas para losers já deveria ter sido adotado no Brasil. Mas infelizmente, os derrotados são uma categoria muito desunida. Quando for criado o PQP (Partido dos Quase Perdedores, Quase porque passarão a ser vencedores) haveria alguma chance de mudança. Porém, é duro apostar as fichas na união dos losers... quem apostar sairá perdendo, mas ganhará tal e qual os losers nesse novo xistema de cotas.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir