Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-11-2012

Uma velha nova droga
"O que acontece neste caso � uma �mistureba�, que pode ocasionar graves consequ�ncias".
Uma velha nova droga

Enquanto as autoridades acham que descobriram uma nova droga. Ela � bem conhecida dos usu�rios. No Rio de Janeiro, a Pol�cia Militar apreendeu mais de 2,7 mil pedras da tal de zirr�. A droga � uma mistura de maconha e crack. Os cariocas a chamam de desir�e, zirr�, craconha ou criptonita. Em S�o Paulo o apelido � mesclado, j� no territ�rio capixaba � conhecida como fristo.

Trata-se de uma velha mistura com o objetivo de prolongar o efeito do crack, por�m, quem entendia bastante do assunto j� cantava: "Tem preto que come da branca, tem branco que come da preta. Tem gosto pra todo fregu�s, s� n�o vale misturar (...) e overdose de cocada at� pode te matar".

Se por um lado, o crime organizado tenta afastar os inc�modos usu�rios do crack de suas portas, prolongando seu efeito, o fristo tamb�m � uma forma de "inicia��o" para o abuso de drogas com efeitos mais acentuados. � uma faca de dois gumes.

N�o existe droga fraca ou forte. Droga � droga. A �nica classifica��o que distingue os principais entorpecentes comercializados ilegalmente s�o que uma � estimulante e outra depressora do sistema nervoso central. O que acontece neste caso � uma "mistureba", que pode ocasionar graves consequ�ncias.

Os efeitos podem causar rea��es inesperadas com essas misturas. Tomar mais de uma droga sobrecarrega o corpo (cora��o, c�rebro, f�gado, etc). Algumas vezes estes �coquet�is de drogas� podem resultar em overdose e... Morte.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir