Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 19-11-2012

Comércio começa a se preparar para o Natal

Comércio começa a se preparar para o Natal
Foto: natal compras

Com a aproximação do Natal, o comércio está concentrado nos preparativos para atrair o consumidor e aproveitar o melhor período do ano para as vendas. Como a concorrência é grande nessa época, é importante que os comerciantes sigam algumas orientações para atrair os clientes e potencializar o seu negócio, aumentando os resultados no caixa das lojas.

Especialistas em varejo dizem que é importante investir no ponto de venda e no atendimento. O Natal é uma data cheia de símbolos e encantos. A decoração é uma das maiores atrações desse período, despertando sentimentos no público. Nessa época, as vendas estão ligadas à emoção. Por isso, aconselha-se uma atenção especial à ornamentação da loja, tornando-a um lugar atraente, agradável e sintonizado com o espírito natalino.

A vitrine é o cartão de visita da loja, devendo ter uma decoração especial que mostre a magia do Natal e que encante o cliente. Dentro da loja, é importante uma decoração aliada ao conforto e à organização dos produtos em espaços também com os ícones natalinos. Até os uniformes dos vendedores e as embalagens podem ter símbolos e cores típicas da época.
Para o comércio e polos de rua, a decoração externa também é um atrativo importante. Se ela for bem explorada, certamente vai fazer a diferença e chamar mais atenção das pessoas, movimentando a região. As ruas enfeitadas elevam a autoestima dos comerciantes, funcionários e moradores do lugar, além de atrair o público que alia a admiração pela decoração e as compras.
Dicas para melhores resultados

Os especialistas em varejo sugerem que a decoração natalina seja feita com antecedência. Isso ajuda a lembrar o consumidor que a data está próxima. O recomendável é que a loja e as vitrines já estejam enfeitadas ao sair o pagamento da primeira parcela do 13º salário, quando o público começa a entrar no clima de festas e a promover as confraternizações.

Além da decoração, os especialistas recomendam variedade e uma exposição atraente dos produtos, evitando encher a loja com mercadorias iguais ou criando obstáculos que dificultem a circulação das pessoas. A sugestão é montar um showroom com exemplares dos principais produtos para que o consumidor faça a escolha e o vendedor busque a mercadoria escolhida no estoque.

Ao contrário do Dia dos Pais e do Dia das Mães, a tendência no Natal é as pessoas trocarem presentes entre si. Por isso, nessa época, os consumidores compram mais produtos por preços mais baixos. Para atender a essa necessidade dos clientes, a loja deve ter um mix de produtos diversificados e com vários preços.

Nessa época, os consumidores gostam de receber agrados dos lojistas, o que pode ser na forma de brindes ou de pequenos descontos. Daí a necessidade de os lojistas programarem uma estratégia promocional, estudando todas as faixas de preço de produtos e os descontos mais viáveis, principalmente para aqueles consumidores que pagam à vista e pedem abatimentos. Além dos descontos, os comerciantes podem avaliar se a loja suporta pagamentos parcelados e sem juros e sorteios de prêmios.

A qualidade do atendimento também é valiosa na conquista do cliente. Pouco adiantará ter o ponto de venda decorado se o atendimento for ruim. O melhor a fazer é promover o treinamento da equipe, preparando-a para um atendimento personalizado e surpreendente, cativando o consumidor num período de muitas emoções.


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir