Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2012

Israel adia incursão terrestre em Gaza para dar tempo às negociações
O governo israelense decidiu adiar o início de uma incursão terrestre na Faixa de Gaza para dar tempo aos esforços de mediação destinados a alcançar um cessar-fogo, informa nesta terça-feira a imprensa local.
Israel adia incursão terrestre em Gaza para dar tempo às negociações
Foto: noticias.terra.com

A decisão foi tomada pelo Gabinete de Segurança, integrado pelos nove principais ministros israelenses, que analisaram até a madrugada se aceitavam a proposta egípcia de trégua ou se apostavam em outras opções em sua ofensiva batizada de "Pilar Defensivo".

Ao término da reunião não houve comunicados oficiais, mas a imprensa israelense destaca hoje que a decisão de adiar a entrada por terra na Faixa de Gaza se deve à forte pressão que está sendo exercida sobre o governo de Benjamin Netanyahu, especialmente por parte de Washington, para que busque uma saída para o conflito.

A ofensiva militar entra hoje em seu sétimo dia e já deixou um balanço de mais de 100 palestinos mortos e mil feridos, a metade deles civis. Por outro lado, três civis israelenses já morreram desde a última quarta-feira.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegará hoje a Israel, onde se reunirá com Netanyahu e com o presidente israelense, Shimon Peres, antes de deslocar-se à cidade de Ramala, na Cisjordânia, para um encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Além disso, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, deverá chegar hoje à região para apoiar os esforços de mediação internacionais e reunir-se com o chefe do governo israelense e o líder palestino, segundo a imprensa local.

O Egito espera que Israel e o movimento palestino Hamas alcancem uma trégua nas próximas 72 horas, segundo informou à agência EFE uma fonte dos serviços secretos egípcios.
A fonte, que pediu anonimato, explicou que há uma aproximação entre os dois lados quanto à proposta de cessar-fogo apresentada ontem por uma delegação israelense ao corpo de inteligência egípcio.

Israel é partidário de uma trégua duradoura e que o Egito seja o fiador do seu cumprimento, enquanto as facções armadas palestinas, lideradas pelo Hamas, pedem o fim dos bombardeios e dos ataques seletivos e o levantamento do bloqueio a Gaza.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir