Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-11-2012

Adiado julgamento do goleiro Bruno
Advogado renunciou, e substituto pediu prazo por desconhecer processo. Ju�za Marixa Fabiane remarcou julgamento para 4 de mar�o de 2013.
Adiado julgamento do goleiro Bruno
Foto: g1.globo.com

O julgamento do goleiro Bruno Fernandes foi desmembrado e adiado para 4 de mar�o de 2013, segundo decis�o da ju�za Marixa Fabiane, anunciada nesta quarta-feira (21), no F�rum de Contagem, em Minas Gerais. O goleiro foi retirado do plen�rio para ser levado novamente para a penitenci�ria Nelson Hungria. O j�ri continua para dois outros r�us no processo: Luiz Henrique Rom�o, o Macarr�o, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro.

O adiamento foi concedido pela ju�za a pedido da defesa de Bruno. O advogado Francisco Simim, que defendia o goleiro, apresentou um documento transferindo seus poderes a outro defensor, L�cio Adolfo. Chamado de substabelecimento sem reserva de poderes, o documento pediu a substitui��o de Simim por Adolfo, que alegou n�o conhecer o processo para pedir o adiamento.

O corpo de defesa afirmou logo no in�cio da sess�o, por volta de 9h40, que o novo defensor precisa de prazo para ler o texto da a��o. "Eu preciso de mais tempo para estudar esse processo", disse Adolfo no plen�rio.

Na ter�a-feira (20), o goleiro Bruno j� havia tentado adiar o j�ri, com um pedido de destitui��o de seus advogados Rui Pimenta e Francisco Simim. A ju�za Marixa aceitou o pedido de sa�da de Pimenta, ap�s o jogador alegar que n�o se sentia seguro para continuar com ele, e negou o de Simim.

A ju�za afirmou que "n�o obstante haver claras evid�ncias de manobra, por outro lado tamb�m � verdade que o documento que foi apresentado a mim foi de substabelecimento", justificando sua decis�o. "Estou acolhendo o pedido da defesa para conceder ao advogado prazo para o conhecimento do processo", disse ela.

O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro afirmou que o pedido dos advogados de Bruno foi uma manobra para adiar o j�ri e que eles atentam "contra quem quer trabalhar". O C�digo Penal, lembrado pelo promotor, prev� multa de dez a 100 sal�rios m�nimos por abandono de processo que n�o for por motivo imperioso.
Castro criticou a medida adotada pela defesa do goleiro em plen�rio. "Algumas das defesas, sob a capa da ast�cia e da bravata, s� manobram", disse. O promotor pediu ainda que os advogados "dignifiquem a advocacia" e "respeitem a Justi�a".

Para o novo advogado de Bruno, a a��o n�o foi uma manobra. "Eu tomei conhecimento do processo hoje, a ju�za autorizou que eu pegasse uma c�pia do processo. Vou me dedicar e vou me preparar para uma defesa que v� de encontro com as necessidades" do goleiro, disse ele.

Questionado pelos jornalistas, Adolfo perguntou: "Voc�s acham que neste ambiente tenso � poss�vel se fazer um julgamento justo?", referindo-se ao j�ri instalado desde segunda-feira.

Estrat�gia, sim
Segundo Simim, a mudan�a, que implicou no adiamento do j�ri do goleiro, foi uma estrat�gia. "� estrat�gia sim, porque a gente precisava de mais tempo para estudar o processo", disse o advogado.

Na opini�o de Simim, o desmembramento valeu para "ganhar prazo, porque tem um habeas corpus para ser julgado", se referindo ao pedido de soltura impetrado pela defesa do goleiro no Supremo Tribunal Federal (STF), e ainda n�o julgado. Segundo o advogado, o novo defensor ser� o �nico representante de Bruno no plen�rio, a partir de hoje. Mas, nos bastidores, Simim disse que toda a equipe continua trabalhando pela defesa do goleiro.

O novo advogado contradisse Simim, ao afirmar que a substitui��o n�o � uma estrat�gia da defesa. "Absolutamente. N�o � uma estrat�gia, � uma necessidade", afirmou. Adolfo disse ainda que a ju�za foi "compreensiva" ao lhe conceder o prazo de dois meses para a leitura do processo. "Vou me debru�ar sobre o processo. (...) O prazo � bom. N�o � manobra. N�o vou for�ar um adiamento", completou.

Em entrevista na porta do F�rum de Contagem, o novo advogado disse n�o conhecer nada das 15 mil p�ginas que integram o processo, e que o prazo era necess�rio para a leitura dos autos. "Fui chamado para participar da defesa do Bruno hoje. N�o conhecia o processo. Pedi � ju�za um prazo para que eu pudesse analisar a mat�ria junto com o doutor Tiago Lenoir e o doutor Francisco Simim. E vamos fazer isso."

Lucio Adolfo ainda se defendeu a respeito das v�rias trocas de advogados na defesa do goleiro, dizendo que � preciso respeitar "o que � legal". "Essa � uma estrat�gia legal de trabalho. Se beneficiar o Bruno, qual o problema? Voc� acha que eu faria algo para prejudic�-lo? Acabei de falar com ele e ele est� tranquilo, vai voltar para o pres�dio tranquilo".

Destitui��o
O goleiro argumentou, na ter�a-feira (20), que pediu a destitui��o de Simim por ele representar sua ex-mulher, Dayanne Rodrigues, r� na a��o. A magistrada entendeu que o goleiro pretendia adiar seu julgamento e negou a solicita��o, mas Bruno negou esse objetivo e alegou que n�o queria prejudicar a defesa de Dayanne.

O promotor do caso pediu para que Dayanne, que responde � a��o em liberdade, tivesse mais tempo para ser defendida por outro advogado. Bruno, r�u preso, tem prefer�ncia de julgamento. A ju�za seguiu este entendimento e determinou que Dayanne seja julgada em outra data, possivelmente junto com Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que conseguiu o desmembramento do j�ri.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir