Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2012

Bolívia detém mais de 300 pessoas por descumprir toque de recolher
A polícia da Bolívia deteve, até o fim da noite de quarta-feira, mais de 300 pessoas por descumprirem o toque de recolher imposto para a realização do 1º Censo Nacional da População e Habitação, em 11 anos.
 Bolívia detém mais de 300 pessoas por descumprir toque de recolher
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O comércio permaneceu fechado, o tráfego de veículos foi limitado e os cidadãos receberam a ordem de permanecer em casa para facilitar a contagem populacional.

O ministro do Interior da Bolívia, Carlos Romero, disse que 35 mil policiais foram encarregados de supervisionar o cumprimento da medida. Pelos dados do censo de 2011, a Bolívia tem aproximadamente 8,3 milhões de habitantes. A estimativa, a partir da nova pesquisa demográfica, é que a população do país ultrapasse 10 milhões de pessoas.

Em entrevista coletiva, o presidente Evo Morales disse ontem (21) que o censo ocorreu "com sucesso em todo o país". Segundo ele, até amanhã (23) a pesquisa abrangerá todas as localidades, inclusive a área rural. Os pesquisadores visitaram as casas dos bolivianos. De acordo como presidente, foram menores os problemas registrados.

Morales acrescentou que os recenseadores não relataram dificuldades, embora em pequenas cidades rurais foram registradas disputas de limites entre comunidades, que dificultaram a coleta de dados. Os casos mais relevantes foram registrados nas cidades de Tablas Monte (Cochabamba) e Sachiri (Potosí).

O presidente agradeceu a colaboração da população. "Diga ao povo da Bolívia que ele está de parabéns. Como eu disse ontem anteontem 20: O censo não é para Evo, é para as pessoas", ressaltou Morales.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir