Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2012

Milhares de simpatizantes do Fatah celebram trégua em Gaza
Milhares de palestinos simpatizantes ao partido nacionalista Fatah, que lidera o presidente palestino, Mahmoud Abbas, se concentraram nesta quinta-feira na Cidade de Gaza para celebrar o cessar-fogo acordado ontem entre Hamas e Israel.
Milhares de simpatizantes do Fatah celebram trégua em Gaza
Foto: abola.pt

Levando centenas de bandeiras amarelas do Fatah e cartazes com a imagem do histórico líder Yasser Arafat, os participantes da celebração cantaram slogans nacionalistas e de comemoração pelo fim dos ataques na Faixa de Gaza.

Muitos moradores dizem que é a primeira ocasião em que militantes ou simpatizantes do partido de Abbas saem às ruas da faixa para participar de uma concentração sem serem reprimidos pelas forças de segurança leais ao movimento islamita Hamas, que governa em Gaza desde 2007 após enfrentar com as armas os partidários do presidente palestino.

Os gritos de alegria dos participantes, entre os quais havia várias mulheres usando o tradicional lenço palestino, se misturavam aos tiros esporádicos para o ar, prática comum nesse tipo de comemoração.

O enviado do presidente Abbas para mediar com as facções armadas, Nabil Shaath, ainda está na Faixa de Gaza, para onde viajou no domingo passado para mostrar sua solidariedade à população e tentar mediar os esforços para conseguir o fim das hostilidades.

Ao longo do dia são esperadas manifestações semelhantes de outros grupos para expressar sua satisfação pela cessação do fogo alcançado ontem sob a mediação do Egito.

Nesta última escalada de violência, o balanço de vítimas mortas é de 162 palestinos e cinco israelenses e, entre feridos, 1.300 palestinos e 50 israelenses.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir