Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-11-2012

Palestino é morto na fronteira de Gaza; Israel confirma disparos
Um palestino morreu nesta sexta-feira vítima de disparos do Exército israelense no sul da Faixa de Gaza, a primeira vítima fatal desde o início do cessar-fogo na quarta-feira à noite.
Palestino é morto na fronteira de Gaza; Israel confirma disparos
Foto: noticias.terra.com

Informou o serviço de emergências do território palestino governado pelo Hamas.

Fontes médicas disseram que Anwar Qdeih, 23 anos, foi baleado na cabeça ao se aproximar da cerca que demarca a fronteira, uma área que Israel há muito tempo declarou ser de acesso proibido à população de Gaza. Um parente do morto, presente no local, disse à Reuters que Qdeih pretendia colocar uma bandeira do Hamas na cerca. Ele acrescentou que um soldado de Israel havia feito três disparos para o alto antes de alvejar sua cabeça.

Além do jovem morto, 25 palestinos ficaram feridos na Faixa de Gaza, segundo fontes médicas. De acordo com testemunhas, os soldados israelenses atiraram da posição militar de Kisufim contra um grupo de palestinos, agricultores em sua maioria, que tentavam chegar a suas terras, perto da fronteira, área proibida pelo exército israelense.

O Exército israelense confirmou o incidente, mas afirmou que os soldados agiram para conter manifestantes. "Esta manhã, cerca de 300 palestinos se aproximaram da cerca fronteiriça em diferentes pontos do sul da Faixa, provocaram desordens, tentaram entrar em Israel e causaram danos na cerca", disse à agência EFE um porta-voz militar. "Os soldados atuaram de acordo com as ordens, dispararam para o ar em sinal de advertência e quando viram que os manifestantes não se afastavam atiraram em suas pernas", acrescentou.

Israel, que negou que se tratasse de agricultores, sustenta que um dos palestinos que participou dos protestos conseguiu inclusive "abrir passagem através da cerca e entrar em Israel", onde foi detido e pouco tempo depois devolvido a Gaza.

Com informações de agências internacionais


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir