Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 23-11-2012

CDLs preveem crescimento de 6% para as vendas !
As vendas terão um aumento considerável neste final de ano.
CDLs preveem crescimento de 6%  para as vendas !
Foto: Google

As previsões das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) apontam que as vendas para o Natal 2012 devem crescer cerca de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de ser uma taxa menor que as registradas nos últimos anos, a perspectiva é o comércio manter a tendência de crescimento mesmo diante do cenário de crise econômica no Brasil e no exterior.

Além da injeção de recursos da ordem de R$ 2 bilhões na economia capixaba com o pagamento do 13º salário, neste ano as vendas de final de ano têm também o impulso proporcionado pelas facilidades de acesso ao crédito, pelas medidas antirrecessivas adotadas pelo Governo para estimular o consumo, como os descontos do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), e pelos juros mais baixos que em anos anteriores.

Juros menores

Este será o primeiro Natal em que a economia brasileira terá as menores taxas de juros em mais de uma década. A Selic, que é a taxa básica utilizada como referência pelo mercado, caiu para 7,25% ao ano, a menor desde 1999. Só do Natal passado para este, de 2012, a redução da taxa Selic foi de 3,75 percentuais. A queda dos juros favorece o mercado de crédito, que aumenta a oferta de recursos e facilita o acesso às linhas de financiamento, dinamizando o mercado em geral e refletindo positivamente no comércio.

Porém, da mesma forma que existem estímulos para o movimento comercial neste final de ano, há a preocupação com o nível de endividamento dos consumidores brasileiros. As CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) calculam que no Espírito Santo existam cerca de 530 mil pessoas endividadas. Esta é uma das razões para se prever um crescimento menor nas vendas natalinas em comparação aos mesmos períodos dos dois últimos anos, quando a inadimplência era menor.

Neste ano, acredita-se que os recursos extras do 13º salário deverão ser usados pelos consumidores para o pagamento das contas atrasadas, deixando as sobras para as compras natalinas. Por isso, estima-se que os produtos mais baratos sejam os mais comercializados nesta época. De qualquer forma, o Natal repete a tradição de ser a melhor época para as vendas, respondendo por 17% do faturamento médio anual das lojas. O comerciante que se preparar para este período com planejamento, profissionalismo e análise da realidade certamente terá bons resultados.

Recuperação de crédito
Os consumidores terão a oportunidade de negociar e quitar suas dívidas em condições especiais durante o período de 4 a 8 de dezembro, quando será promovido o "Feirão Recupere Seu Crédito". Nessas datas, os interessados devem procurar os balcões de atendimento do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, das lojas e instituições financeiras, que serão armados no Slaviero Slim Alice Vitória Hotel, no centro da capital, próximo à Praça Getúlio Vargas.
Os consumidores deverão levar documentos de identificação com foto, como Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A Campanha é uma realização dessas quatro CDLs.


    Fonte: CDL Itapemirim e Marataízes
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir