Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-11-2012

Aos 70 anos, acusado no mensalão mineiro diz que quer ser julgado
O ex-ministro do Turismo do primeiro governo Lula, Walfrido dos Mares Guia (PSB), é um dos acusados do chamado mensalão mineiro, que investiga desvio de verbas públicas para a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB) ao Executivo estadual.
Aos 70 anos, acusado no mensalão mineiro diz que quer ser julgado
Foto: noticias.terra.com

Hoje, Guia completa 70 anos, e poderia requerer prescrição dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Mas, em entrevista ao Estado de S. Paulo, ele diz que quer ser julgado para provar sua inocência e que não vai tomar iniciativa nenhuma "por enquanto". "Não tenho culpa de estar fazendo 70 anos cinco anos depois que eu fui indiciado", afirma, criticando a lentidão da Justiça. O ex-ministro reforça que não participou da campanha do governador - de quem foi vice no mandato de 1994-1998 -, e que à época estava no interior mineiro fazendo sua própria campanha a deputado federal.

Guia admite que escreveu um "rascunho" do orçamento que seria necessário à campanha de Azeredo, um dos documentos usados pela acusação para apoiar a participação do ex-ministro no mensalão mineiro. "Fizemos uma reunião em que fiz uma minuta do que achava que seria um orçamento, devido à minha experiência", afirma, citando a participação de Cláudio Mourão, que seria coordenador administrativo-financeiro da campanha por começar. Guia ainda diz que só após a reeleição do governador tucano é que conheceu o publicitário Marcos Valério, um dos envolvidos no mensalão do PT hoje em julgamento no STF - o Ministério Público considera o mensalão mineiro como embrião da situação nacional.


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir