Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2012

Líder do Hamas apoia projeto por status de Estado palestino
O líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal, anunciou nesta segunda-feira seu apoio à tentativa do presidente palestino Mahmoud Abbas de obter o status de Estado observador para a Palestina na ONU.
Líder do Hamas apoia projeto por status de Estado palestino
Foto: noticias.terra.com

"Khaled Meshaal transmitiu em conversa telefônica com o presidente Abbas o apoio do Hamas ao processo na ONU para obter o status de Estado observador", destaca um comunicado.

Ele enfatizou "a necessidade dessa iniciativa de se enquadrar na visão e estratégia nacional para preservar os direitos da nação, com base nos bens do povo palestino, a começar pela resistência". Ao contrário do escritório político exilado, dirigentes do Hamas dentro da Faixa de Gaza criticaram a iniciativa de Abbas na ONU, denunciando a falta de consulta com o conjunto dos movimentos palestinos.

O porta-voz do chefe do governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, desmentiu em 22 de novembro ter aprovado o projeto de Abbas após conversa telefônica, como havia anunciado a agência oficial WAFA. Em compensação, em 17 de novembro, o número dois do Hamas, Moussa Abou Marzouk, exilado no Cairo, havia incitado Mahmoud Abbas a "não desistir de ir à ONU", estimando que a ofensiva israelense em Gaza era "um aviso" israelense para desencorajar a iniciativa diplomática.

Abbas viajará a Nova York, onde será examinado o pedido palestino na quinta-feira na Assembleia Geral da ONU. Israel e Estados Unidos se opõem ao projeto, argumentando que um Estado palestino só pode ser resultado de negociações de paz, abandonadas há mais de dois anos.


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir