Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-11-2012

Material apreendido na Operação Porto Seguro vai passar por perícia
Até agora, nenhum dos 18 indiciados comentou as acusações. Cinco estão presos. Dois advogados da empresa Tecondi cumprem prisão domiciliar.
Material apreendido na Operação Porto Seguro vai passar por perícia
Foto: g1.globo.com

As investigações da Operação Porto Seguro entram em uma nova fase. Todo o material apreendido nos escritórios dos 18 indiciados vai passar pela perícia da Polícia Federal.

Os peritos estão examinando o material apreendido no escritório da ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Nóvoa de Noronha, e nos escritórios dos outros 17 investigados na Operação Porto Seguro. Até agora, nenhum deles comentou as acusações. E cinco dos indiciados estão presos.

Desde sexta-feira, a moradora da cobertura de um prédio está desaparecida. Os advogados de Rosemary Nóvoa de Noronha, que era chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, dizem que ela só deve se manifestar depois de ter acesso ao inquérito - o que pode acontecer nesta terça-feira (27).

Rosemary foi uma das 18 pessoas indiciadas na Operação Porto Seguro e exonerada no fim de semana pela presidente Dilma Rousseff. Também foram afastados dos cargos os irmãos Rubens Vieira e Paulo Rodrigues Vieira, que ocupavam diretorias na Agência Nacional de Aviação Civil e na Agência Nacional de Águas.

Rosemary falava com Paulo Vieira por e-mail. Em um deles, Paulo pediu a indicação de uma amiga para o Ministério da Educação. "A doutora gostaria muito de trabalhar em um cargo no MEC. O nosso pedido é para o cargo de secretária-executiva da Educação, atualmente vago".

Rosemary respondeu: "Não foi isso que combinamos. Vaga no CNE não dependem só do ministro. De todo modo, vou tentar".

Segundo a Polícia Federal, a ajuda que Rosemary dava aos amigos era paga com vantagens: viagem de navio, emprego para terceiros, ajuda jurídica pessoal, pagamento de boletos e até de material de construção. A prática é proibida para servidores públicos.

Cinco suspeitos estão presos. Em Santos, dois advogados da empresa Tecondi, que mantém um terminal de containers no Porto de Santos, cumprem prisão domiciliar.

Em São Paulo, o empresário Marcelo Vieira foi transferido da carceragem da Polícia Federal para um presídio estadual.

A presidente Dilma Rousseff ordenou a abertura de investigações internas em todos os órgãos do governo que tiveram funcionários envolvidos na Operação Porto Seguro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir