Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-11-2012

QUEM NíO QUER HORA EXTRA? SÓ O SINDICATO
"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade", Voltaire.
QUEM NíO QUER HORA EXTRA? SÓ O SINDICATO

Fim de ano é época de festas. Boas festas e boas notícias para quem está procurando se inserir no mercado de trabalho. Deveria ser sinônimo de oportunidade, também para quem já trabalha no comércio e tem a chance de aumentar sua renda com as horas extras. Esse "oba-oba" do Sindicomerciários todo ano não é o que a maioria da categoria deseja, e nunca foi.

O mesmo grupo que comanda o sindicato, há décadas, só aparece para mostrar serviço tentando tirar o direito do outro que quer trabalhar. Não é preciso ir muito longe para essa constatação. Pergunte a você mesmo, leitor: é melhor gastar ou ganhar? Lógico que a segunda opção é bem mais atrativa.

A maioria dos empresários do comércio varejista do país está otimista em relação às vendas para o Natal deste ano. E os empregados também. O vendedor Edson Barbosa, que trabalha no Universo Utilitário, diz que é cansativo, mas prefere a troca do feriado.

Ao contrário do que prega o Sindicomerciários, os horários de funcionamento e as folgas compensatórias, fora as horas extras, estão previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, por isso, amparadas legalmente.

Poliana de Oliveira, funcionária do Universo das Utilidades, enfatiza que gosta muito do que faz e ainda ganha mais por isso. Para Andrea Marques, da loja Produtos Naturais, "os funcionários comissionados ganham mais com a procura no natal e, por isso, também podemos gastar mais com presentes".

A verdadeira face dos varejistas é essa. Não a que mostra, uma vez por ano, um sindicato ausente que tenta se tornar presente apenas para impedir quem quer trabalhar. Os diretores da entidade deveriam retornar a seus postos de origem para ajudar nas vendas e não atrapalhar o local que sustenta várias famílias. Ou esquecem que sem empregador não há emprego?

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir