Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2012

Palestinos festejam derrotas
A aprova��o da Palestina como Estado observador pela Assembleia Geral da ONU ser� comemorada como grande vit�ria pelos palestinos.
Palestinos festejam derrotas
Foto: AFP

Assim como eles comemoraram a �ltima troca de bombardeios entre Hamas e Israel que deixou 162 palestinos e 6 israelenses mortos e uma montanha de destro�os em Gaza.

Enquanto os palestinos (e seus condescendentes apoiadores) n�o entenderem que seu Estado s� vir� atuando com Israel, n�o contra o pa�s, eles seguir�o comemorando derrotas, inebriados pelo �dio que transforma qualquer golpe contra o inimigo em vit�ria, mesmo que o contragolpe seja demolidor.

O conflito no Oriente M�dio � muito mais complexo do que manique�smos e manipula��es correntes. N�o existe um conflito entre palestinos e israelenses, mas um conflito entre os moderados dos dois lados que querem a paz e os radicais dos dois lados que querem a guerra. Obviamente, os radicais est�o ganhando.

Dentro dessa equa��o, a vota��o na ONU pode refor�ar o lado moderado palestino, pois a iniciativa foi patrocinada pelo presidente da Autoridade Palestina, o moderado Mahmoud Abbas, que governa a Cisjord�nia, em detrimento dos radicais isl�micos do Hamas, que governam Gaza.

Se, com esse refor�o internacional, Abbas retomar as negocia��es com Israel, a vota��o ter� tido consequ�ncias positivas.

Mas se os palestinos usarem o rec�m-conquistado status na ONU como nova base de ataques a Israel, ter� perdido mais uma de muitas oportunidades hist�ricas.

A a��o na ONU ocorre 65 anos depois que a mesma Assembleia Geral aprovou a cria��o de dois Estados, Israel e Palestina. Israel celebrou a partilha, enquanto os palestinos e os pa�ses �rabes a rejeitaram. Ao inv�s de estabelecerem seu Estado em Cisjord�nia e Gaza, no dia da sa�da dos brit�nicos da Palestina, em 1948, eles declararam guerra ao nascente Estado judeu.

Apesar do sangrento conflito, Israel tem hoje um dos maiores �ndices de desenvolvimento do mundo segundo ranking da pr�pria ONU. J� os palestinos seguem destitu�dos, oprimidos, ocupados, apontando sempre o dedo e as armas que t�m contra os vizinhos com quem est�o destinados a conviver.

Quanto mais Israel se sentir amea�ado por palestinos, �rabes, iranianos, radicais isl�micos e essa onda global de antissionismo com cheiro de antissemitismo, menos o pa�s estar� disposto a comprometer sua seguran�a em troca de uma t�o ansiada quanto elusiva paz.

O �dio disseminado e irracional a Israel s� prejudica os interesses palestinos.

Viva a toler�ncia. N�o viva o �dio.

Fonte: jornalfloripa.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir