Categoria Policia  Noticia Atualizada em 29-11-2012

Rosemary quis ajudar Genoino e médico de Lula
Interceptações telefônicas feitas pela PF em 2 operações mostram que a ex-chefe de gabinete da Presidência Rosemary Nóvoa de Noronha fez gestões para ajudar o ex-presidente do PT Genoino o médico do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, Roberto Kalil.
Rosemary quis ajudar Genoino e médico de Lula
Foto: midiacon.com.br

Interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal em duas operações mostram que a ex-chefe de gabinete da Presidência Rosemary Nóvoa de Noronha fez gestões para ajudar o ex-presidente do PT José Genoino e o médico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff, Roberto Kalil. Em outubro de 2004, a PF flagrou uma conversa entre Rose e o delegado Wagner Castilho, um dos responsáveis pela segurança do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

No diálogo, ela tenta resolver o trâmite de um porte de arma para o então segurança de Genoino, que à época presidia o partido. "Rose fala que está precisando de duas coisas. Uma é o porte de arma para o motorista do deputado, presidente do Partido dos Trabalhadores". Segundo a PF, Castilho explicou o procedimento e disse que "leva em mãos e se tiver algum óbice resolve".

No outro diálogo, em 14 de setembro daquele ano, Rose briga com Castilho. O motivo: ela tentara falar com ele mais cedo porque a Receita Federal havia multado a mãe de Kalil em cerca de R$ 4 mil quando ela chegava ao aeroporto vinda de Paris, na França. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nos autos da Operação Porto Seguro, deflagrada sexta-feira, constam ainda dois e-mails em que Rose cobra do diretor afastado da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, um favor para Cláudia Cozer, mulher de Kalil e médica pessoal de Rose.

Ele deveria acessar Esmeraldo Malheiro dos Santos, consultor jurídico do Ministério da Educação que, segundo a PF, ajudou a quadrilha a obter pareceres favoráveis a faculdades. No assunto do e-mail, constava o dizer: "Faculdade-ES: Dra. Cláudia". O favor a ser feito não fica claro nos documentos.

Em sua defesa, Genoino afirmou apenas que "o presidente do PT tinha direito a segurança, até porque houve uma tentativa de assalto ao carro da presidência do PT". Seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, negou que Genoino tenha pedido qualquer favor a Rose e afirmou que seu cliente "não tem a menor ideia" de porque Rose fazia gestões nesse caso.

O médico Roberto Kalil afirmou não se lembrar se ligara "para Rose ou para alguém", e sustentou que tentou ajudar a família porque seu padrasto estava passando mal. Segundo ele, o homem estava recém-operado do coração e a Receita decidiu aplicar-lhes uma multa às 7h, mas o banco só abria às 10h.

A assessoria da médica Cláudia Cozer afirmou que não se manifestaria porque não teve acesso aos autos. Rosemary e Castilho não foram encontrados.


Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir