Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2012

Carta de Napoleão que revela intenção de destruir o Kremlin é vendida
Uma carta de Napoleão Bonaparte, escrita em 1812, no qual anuncia sua intenção de destruir o Kremlin durante sua campanha russa, foi leiloada neste domingo (2), próximo a Paris, na França, por cerca de 180 mil euros.
Carta de Napoleão que revela intenção de destruir o Kremlin é vendida
Foto: www.horizontems.com.br

A estimativa inicial para a carta, que se encontra codificada, era de 10 a 15 mil euros no evento promovido pela casa de leilões Osenat, em Fontainebleau. Pelo seu conteúdo raro e somado a pouca quantidade de cartas do tipo, o manuscrito despertou grande interesse em colecionadores internacionais, entre eles diversos russos.

No entanto, a carta de Napoleão Bonaparte acabou sendo adquirido pelo Museu de Cartas e Manuscritos de Paris. Escrita em código, ela possui de uma série de cifras e é assinada por "Nap", porém a casa de leilões ressaltou sobre a procedência do documento, que era a coleção de Lorde Lindsay, Conde de Crawford.

"Vou explodir o Kremlin no dia 22, às três da manhã", escreveu Napoleão, no documento datado de 20 de outubro de 1812, com destino ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Hugues-Bernard Maret, duque de Bassano.

Ainda no manuscrito, Napoleão requisitava para que o ministro providenciasse mais cavalos em decorrência de suas baixas. "Minha cavalaria está em frangalhos, muitos cavalos estão morrendo. Certifique-se de que compraremos mais assim que possível", requisitou.

A ordem de destruição do Kremlin então foi cumprida por seus oficiais e diversas torres do edifício foram destruídas juntamente com partes de seu muro. Porém, o local foi reconstruído nos anos seguintes.

A carta faz parte de um lote com mais de 400 objetos do imperador francês postos a venda.

Fonte: www.horizontems.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir