Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-12-2012

Correa diz que há tentativa de golpe de Estado no Equador
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse à Telesur que há setores no país que "tentam promover um golpe de Estado".
Correa diz que há tentativa de golpe de Estado no Equador

Em 2010, Correa foi alvo de um protesto de militares e interpretou a manifestação, que gerou uma crise política no país, como tentativa de golpe. Na ocasião, ele recebeu o apoio do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Correa é candidato à reeleição em 2013 – em fevereiro, haverá o primeiro turno, em abril, o segundo. Em fevereiro, também haverá eleições para a escolha dos 137 integrantes da Assembleia Nacional do Equador e cinco do Parlamento Andino.

Segundo o presidente, há esforço de alguns grupos para tentar quebrar a unidade existente entre o Equador e a Venezuela, que ele chama de família, por "medo de perder nas urnas". Correa responsabiliza banqueiros e a burocracia internacional pela eventual campanha contra ele.

Correa, de 49 anos, foi eleito presidente em 2006 vencendo o empresário Alvaro Noboa, que novamente estará na disputa. Na América do Sul, ele mantém relações próximas com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir