Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2012

Tufão mata 6 e provoca evacuação de 54 mil nas Filipinas
A passagem do tufão Bopha pelas Filipinas provocou seis mortes nesta terça-feira. A tempestade, que é a mais forte a atingir o país neste ano, obrigou mais de 50 mil pessoas a procurar refúgio em abrigos de emergência.
Tufão mata 6 e provoca evacuação de 54 mil nas Filipinas
Foto: noticias.terra.com

O Bopha tocou a terra na ilha de Mindanao, sul do país, durante o amanhecer, provocando fortes chuvas e rajadas de vento de até 210 km/h. Seis pessoas morreram, incluindo uma idosa que foi vítima da queda de uma árvore diante de própria casa.

As autoridades não anunciaram as circunstâncias das mortes das outras vítimas. Além disso, quatro pescadores são considerados desaparecidos na costa leste de Mindanao.

Na segunda-feira, o presidente Benigno Aquino III fez um apelo na televisão para que moradores de áreas na rota do tufão se deslocassem para regiões mais seguras e que tratassem os avisos de tempestade com seriedade. "Este tufão não é uma piada. Mas nós podemos minimizar os danos e perdas de vidas se nós nos ajudarmos", disse o presidente após um encontro com autoridades responsáveis por respostas a desastres.

Segundo Jori Loiz, meteorologista do governo, o Bopha tem ventos sustentados de 175 km/h, com rajadas que chegam a 210 km/h, e se move a uma velocidade de 20 km/h. A previsão é de que o tufão, que tem uma largura de aproximadamente 373 km, deixe o território filipino até a sexta-feira. Pelo menos 80 voos domésticos foram cancelados, e aulas foram suspensas na região mais afetada.
Com informações das agências AP, EFE e AFP.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir