Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-12-2012

Nacionalista conservador Ueli Maurer será presidente da Suíça em 2013
O nacionalista conservador Ueli Maurer, de 62 anos, assumirá a Presidência rotativa da Suíça no próximo ano, sucedendo a democrata-cristã Eveline Widmer-Schlumpf.
Nacionalista conservador Ueli Maurer será presidente da Suíça em 2013
Foto: portuguese.ruvr.ru

Atual ministro da Defesa, Defesa Civil e Esportes, Maurer foi eleito nesta quarta-feira pelo Parlamento helvético com 148 votos a favor e 40 contra, além de 35 de branco e nulos.

Nascido em Wetzkikon, um cantão situado nos arredores de Zurique, o nacionalista conservador, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, se transformará no 26º presidente da Confederação Helvética, sendo que sua designação rompe uma sequência consecutiva de três mulheres à frente da Suíça: a socialista Michelline Calmy-Rey e as democratas-cristãs Doris Leuthard e Eveline Widmer-Schlumpf.

Maurer faz parte do Conselho Federal (governo) desde dezembro de 2008 e, agora, levará a União Democrática de Centro (UDC), a legenda mais votada nas últimas eleições nacionais (outubro de 2011), à máxima representação do Estado suíço.

Nestas eleições, a UDC recebeu 26% dos votos, apesar de ter previsto uma meta de 30%.
Liderada pelo milionário Christoph Blocher, com quem Maurer sempre manteve uma estreita relação, a UDC não aumentou sua percentagem de votos pela primeira vez desde as eleições de 1991, ano no qual deu início ao seu avanço eleitoral sobre a base de uma plataforma nacionalista e conservadora.

A UDC é o partido que rejeitou a construção de minaretes nas mesquitas da Suíça com cartazes de propaganda, nos quais as torres pareciam ser mísseis, e o que deixou sua clara posição em relação à imigração com outro polêmico cartaz, o qual trazia várias ovelhas brancas expulsando uma ovelha negra da Suíça.

Mais recentemente, o partido promoveu o referendo pelo que se aprovou a expulsão automática dos estrangeiros condenados por crimes graves e, na última campanha eleitoral, voltou a usar outra imagem polêmica: a de uma bota negra pisando na bandeira suíça sobre a frase "Deter a imigração em massa".

Maurer manterá seu cargo de ministro da Defesa, Defesa Civil e Esportes enquanto exercer a Presidência, um cargo que é revezado entre os principais partidos suíços, em uma amostra de que o consenso é um elemento fundamental da política do país.

Filho de agricultores, casado e pai de seis filhos, Maurer se define a si mesmo como um patriota, que passa suas férias unicamente na Suíça e tem o hino nacional entre suas músicas favoritas.

Apesar do radicalismo exposto na campanha de seu partido, Mauer rejeita categoricamente que lhe definam como racista ou xenófobo, assegurando que em seu partido "não há lugar para os extremistas". EFE

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir