Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-12-2012

Nasa quer enviar um segundo robô para Marte em 2020
Depois do grande sucesso do Curiosity, a NASA estuda enviar mais um robô para Marte. A agência anunciou nesta terça-feira (4) um ambicioso projeto cujo principal objetivo é realizar uma nova expedição no planeta vermelho em 2020.
Nasa quer enviar um segundo robô para Marte em 2020
Foto: www.techtudo.com.br

Tendo em vista a redução do orçamento para este tipo de missão, a criação de um novo robô foi escolhida pelos especialistas como a melhor maneira de dar prosseguimento às investigações em Marte. O chefe de ciências da Nasa, John Grunsfeld, explicou o caso em um comunicado oficial.

"O desafio de reestruturar o Programa de Exploração de Marte foi de sete minutos de terror, até a chegada do Curiosity, para o início de sete anos de inovação. Agora, o conceito da nova missão se encaixa no projeto atual e nas finanças destinadas à pesquisa no planeta, tendo como base as descobertas excitantes realizadas e se favorecendo de uma oportunidade favorável para o lançamento", comentou.

Em uma conversa com jornalistas, Grunsfeld destacou que a disponibilidade de diversas peças utilizadas na construção do Curiosity, como um gerador nuclear reserva, fez com que a criação do novo robô fosse possível. Além disso, segundo ele, toda a expertise adquirida até então foi fundamental para a criação deste novo projeto. "A equipe ainda é a mesma e vamos ter esta vantagem para construir o Marte 2020″, frisou o diretor.

O custo desta nova operação, para construir o robô e o foguete necessário para levá-lo até o planeta vermelho, deve girar em torno de US$ 1.5 bilhões (cerca de R$ 3 bilhões). Se tudo der certo, ele pode ficar pronto antes mesmo da previsão inicial. Grunsfeld diz que é possível que ele já esteja preparado em 2018.

Fonte: www.techtudo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir