Categoria Policia  Noticia Atualizada em 07-12-2012

Assassinato e ônibus incendiados marcam noite violenta em Ribeirão
Jovem com antecedentes criminais foi morto com 3 tiros por dupla em moto. Após atentado, suspeitos atearam fogo em dois ônibus na zona Norte.
Assassinato e ônibus incendiados marcam noite violenta em Ribeirão
Foto: g1.globo.com

Dois ônibus de transporte público foram incendiados no final da noite desta quinta-feira (6) em Ribeirão Preto (SP). Segundo informações da Polícia Militar, os ataques têm relação com o assassinato de um rapaz de 22 anos por volta de 20h na zona Norte da cidade.

O jovem estava na Praça São Bartolomeu, no Jardim Jandaia, quando uma foi baleado no rosto, nas costas e na mão esquerda. Ele morreu no local. Moradores do bairro disseram que uma moto e uma caminhonete passaram no local no momento do crime, mas não souberam afirmar de qual veículo partiram os tiros.

De acordo com a PM, o suspeito tinha antecedentes criminais por furto e havia saído do Centro de Detenção Provisória (CDP) no início do ano.

Ataques
Meia hora depois do atentado, dois homens – sendo um deles armado – jogaram gasolina e atearam fogo em um ônibus urbano. O motorista Ronaldo Gonzales afirmou que a dupla invadiu o veículo quando estava parado em um ponto na Avenida Maestro Hervê Cordovil, no bairro Antônio Marincek.

"Eu vinha do bairro sentido Centro e tinha dois rapazes no ponto, então eu parei para pegar eles. Daí apareceram outros dois [suspeitos] que estavam escondidos atrás de um monte de entulho", contou. Ninguém ficou ferido.

Enquanto o incêndio era controlado, viaturas da PM e do Corpo de Bombeiros foram apedrejadas por pessoas que estavam no local. Os policiais revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de borracha. Nenhum morador foi preso.

Segundo ataque
A um quilômetro do local, um segundo ônibus foi incendiado na Avenida Presidente João Goulart, no bairro Geraldo Correia de Carvalho. O motorista contou que quatro homens, um deles armado, invadiram o veículo quando parava em uma praça para desembarcar passageiros.

"Na hora que eu parei e abri a porta, eles entraram com um galão de gasolina, pediram para que todo mundo descesse e jogaram fogo. Tinha umas 15 pessoas e todo mundo ficou muito assustado", relatou. Ninguém ficou ferido.

Um dos passageiros que não quis se identificar contou que os suspeitos gritaram que estavam incendiando os ônibus porque um amigo teria sido assassinado. "Eles falaram que iam por fogo porque mataram um amigo deles no [bairro Jardim] Jandaia. Depois eu saí correndo e não vi mais nada, só pensando na minha família, nem vi por onde eles fugiram."

Suspeitos
Ainda na zona Norte, os policiais que faziam patrulhamento no bairro Ipiranga desconfiaram de dois rapazes em uma motocicleta. Consta no boletim de ocorrência que a dupla não respeitou o sinal de parada da PM e fugiu. Próximo ao cruzamento das Ruas Vila Bela e Tapajós, a moto foi atingida por um carro.

O condutor da moto, de 18 anos, morreu na hora. O garupa, de 15 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade Distrital de Saúde (UBDS) Sumarezinho.

Com a colisão, a motorista do carro, de 36 anos, também perdeu o controle da direção e atropelou um adolescente que estava sentado na calçada. O menino, de 13 anos, ficou ferido com fratura exposta e foi atendido na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE). A mulher ficou presa nas ferragens e precisou ser resgatada pelos bombeiros. Ela foi levada para a Santa Casa inconsciente, mas passa bem.

Após os ataques, os motoristas exigiram que a PM escoltasse os ônibus urbanos durante o último trajeto, na madrugada desta sexta-feira (7). Os casos foram encaminhados para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão.


Motorista perdeu o controle do veículo e atropelou dois suspeitos que fugiam da polícia na zona Norte de Ribeirão Preto (Foto: Alexandre Sá/EPTV)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir