Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-12-2012

Secretário-geral da ONU pede mais ajuda para refugiados sírios
Ban Ki-moon visitou campo na Jordânia nesta sexta-feira (7) e fez apelo. Nações Unidas contam 480 mil refugiados ao todo na região e na Europa.
Secretário-geral da ONU pede mais ajuda para refugiados sírios
Foto: g1.globo.com

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, visitou um campo de refugiados sírios na Jordânia nesta sexta-feira (7) e pediu à comunidade internacional, em particular os países da região, mais ajuda humanitária para estas "pessoas que estão sofrendo e morrendo".

O conflito entre rebeldes e tropas do presidente Bashar Al-Assad já dura 20 meses e matou mais de 40 mil pessoas, em sua maioria civis (veja a arte abaixo).

"Peço à comunidade internacional e em particular aos países da região que forneçam com urgência ajuda humanitária", disse Ban no campo de Zaatari, no qual vivem 45 mil pessoas.

Mais de 250 mil refugiados sírios vivem na Jordânia.

"Não podemos fazer vista grossa enquanto existem pessoas sofrendo e morrendo. Devemos ajudá-las", completou Ban Ki-moon, que pretende visitar outro campo na Turquia, para depois reunir-se com o presidente e o primeiro-ministro turcos.

Em 30 de novembro, Ban Ki-moon advertiu que 700 mil refugiados terão escapado dos combates na Síria até janeiro de 2013, o que constitui um aumento considerável.

As Nações Unidas consideram que atualmente há 460 mil refugiados sírios nos países limítrofes e na África do Norte, e outros 20 mil na Europa, afirmou Ban Ki-moon durante uma reunião da Assembleia Geral da ONU sobre o conflito sírio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir