Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2012

EUA querem usar celulares para monitorar terremotos
Projeto, liderado por cientistas da Universidade da Calif�rnia em Berkeley, ainda est� em fase inicial.
EUA querem usar celulares para monitorar terremotos
Foto: g1.globo.com

Uma equipe de pesquisadores do laborat�rio s�smico da Universidade da Calif�rnia em Berkeley anunciou a inten��o de usar telefones celulares para monitorar terremotos.

O objetivo � usar os aceler�metros presentes nesses dispositivos para criar uma rede ultrarr�pida de compartilhamento de informa��o em tempo real sobre os tremores.

Para tornar a ideia realidade, os cientistas est�o desenvolvendo um aplicativo que registre os abalos e, em seguida, envie os dados para um servidor central atrav�s da rede de telefonia m�vel.

Com o grande n�mero de smartphones em circula��o, os estudiosos afirmam que poder�o obter detalhes sobre onde e quando os terremotos foram sentidos.

Trata-se, segundo os pesquisadores, de uma informa��o muito �til para elaborar um plano de risco e evitar cat�strofes.

Tais dados, acrescentam os cientistas, tamb�m podem ter um papel importante no sistema de alerta de terremotos da Calif�rnia.

Aceler�metros
"Atualmente, os telefones inteligentes cont�m todos os tipos de sensores, e n�s podemos us�-los de maneiras in�ditas", disse o pesquisador Qingkai Kong.

"No momento, s� podemos detectar terremotos de magnitude superior a 5,0 mas com os aceler�metros em futuros smartphones, esperamos poder levantar informa��es sobre os pequenos", disse ele � BBC.

O pesquisador da Universidade da Calif�rnia em Berkeley explicou o seu projeto na reuni�o de outono da Uni�o Geof�sica Americana (AGU, na sigla em ingl�s), a maior reuni�o anual de cientistas no campo.

Kong conta que ele e seus colegas n�o tinham certeza de que os telefones celulares seriam adequados para servir de sism�grafos de bolso.

Por essa raz�o, decidiram selecionar e testar um n�mero determinado de dispositivos em laborat�rio, numa esp�cie de mesa que simulava os tremores.

O equipamento, explica Kong, simula diferentes graus de terremoto e � comumente usado para verificar a robustez de t�cnicas de constru��o, e, assim, assegurar que os edif�cios n�o caiam.

Os resultados demonstraram claramente que os aceler�metros utilizados em tais telefones para rodar o sistema operacional, poderiam detectar a vibra��o dos abalos.

Ru�do
O problema, no entanto, � que os telefones raramente s�o deixados em uma superf�cie plana, sendo carregados junto de seus propriet�rios.

Mas a equipe liderada por Kong acredita que pode resolver tal problema, e desenvolveu um algoritmo que eliminaria o "ru�do" relativo ao seu uso pelo ser humano.

"O padr�o de reconhecimento dos algoritmos detecta atividades humanas como caminhar, correr e dirigir, e usa essa informa��o para exclui-las dos sinais do terremoto", disse Kong.

Esse algoritmo, acrescentou, raramente pode ser "enganado".

O projeto ainda se encontra em est�gio inicial, e a equipe espera em breve come�ar a recrutar mais funcion�rios para aprofundar a pesquisa.

O objetivo � testar o aplicativo com milhares de volunt�rios em toda a ba�a de S�o Francisco no pr�ximo ano.

A raz�o � simples. S�o Francisco possui um hist�rico de tremores. Um de magnitude 7,9 ocorreu em 1906 e destruiu a regi�o.

O Estado da Calif�rnia est� localizado sobre a falha de San Andreas e � muito propenso a abalos s�smicos.

J� Berkeley est� localizada na falha de Hayward, local, estimam os cientistas, do pr�ximo tremor californiano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir