Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2012

ONU alerta regime sírio sobre armas
Depois de várias autoridades ocidentais alertarem o governo do ditador sírio Bashar al-Assad sobre o uso de armas químicas, ontem foi a vez do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenar a possibilidade.
ONU alerta regime sírio sobre armas
Foto: portuguese.ruvr.ru

"Recebemos recentemente notícias alarmantes de que o governo da Síria pode estar se preparando para usar armas químicas. Nós não temos relatos confirmados sobre esse assunto", disse o secretário da ONU, depois de visitar um campo de refugiados na Turquia. "No entanto, se for assim, então, será um crime ultrajante à humanidade", disse.

No início da semana, os EUA levantaram a hipótese de que as armas químicas poderiam ser usadas na Síria, mas sem dar indícios de que isso aconteceria. Anteontem, o regime sírio voltou a negar o uso de armas químicas. O vice-chanceler, Faisal Maqdad, acusou as potências ocidentais de usar a suspeita para justificar uma intervenção militar. Ban Ki-moon, em visita ao campo jordaniano de Zaatari, que acolhe mais de 45 mil refugiados sírios, pediu o fim da violência e o aumento da ajuda aos que deixaram o país.

No terreno, a periferia de Damasco é o centro dos combates. O regime quer reconquistar uma área nos arredores da capital, para que permaneça em posição de negociar uma saída para o conflito, segundo os especialistas. Os rebeldes disseram que o aeroporto internacional de Damasco é um "alto legítimo". A advertência foi feita no momento que os confrontos entre tropas de Al-Assad e rebeldes se intensificam nas proximidades do aeroporto, ao Sul da capital.

Fonte: www.em.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir